Dívida pública volta a subir e atinge 98,1% no segundo trimestre
Os dados do Banco de Portugal mostram que o rácio da dívida pública no PIB subiu, no segundo trimestre, pela segunda vez consecutiva.
- 10
- ...
A dívida pública na ótica de Maastricht, a que conta para aferir as regras europeias, subiu para 98,1% do PIB no segundo trimestre pela segunda vez consecutiva, um aumento de 1,7 pontos percentuais face ao trimestre anterior.
Segundo divulgou nesta sexta-feira, 1 de agosto, o Banco de Portugal (BdP) este é o segundo aumento consecutivo desde o final do ano passado. No quarto trimestre, a dívida pública representava 94,9% do PIB. No final dos primeiros três meses de 2025 totalizava 96,4% - e, agora, 98,1% (são mais 1,7 pontos percentuais).
Recorde-se que para o cálculo da dívida pública em percentagem do PIB, o banco central utiliza o valor nominal do PIB divulgado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
Já em termos nominais, a dívida pública na ótica de Maastricht aumentou 2,5 mil milhões de euros, para 287 mil milhões de euros, em junho deste ano.
Esta variação refletiu o aumento dos títulos de dívida (mais 2,1 mil milhões de euros), principalmente de longo prazo, dos empréstimos (mais 200 milhões de euros) e das responsabilidades em depósitos (mais 100 milhões de euros)", explica o BdP.
Mais lidas