Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Governo lança Orçamento Participativo na próxima semana

O Governo vai lançar, na próxima semana, um Orçamento Participativo a nível nacional. O projecto, que integrava o programa de Governo do Partido Socialista, visa destinar uma verba para projectos propostos e votados pelos cidadãos.

Miguel Baltazar/Negócios
Wilson Ledo wilsonledo@negocios.pt 13 de Julho de 2016 às 10:44
  • Assine já 1€/1 mês
  • 4
  • ...

A garantia foi dada esta quarta-feira, 13 de Julho, pela ministra da Presidência, Maria Manuel Leitão Marques. O valor do Orçamento Participado a nível nacional não foi, contudo, revelado pela governante.

 

Maria Manuel Leitão Marques falava na conferência anual do Negócios, sob o tema "(r)evolução digital", em Lisboa, onde abordou a questão da entrada da tecnologia na administração pública rumo à simplificação dos processos.

 

"As novas tecnologias permitem-nos aumentar a participação dos cidadãos nas políticas públicas", posicionou. E acrescentou: "era impensável pensar a simplificação sem pensar na tecnologia como instrumento transformador".

 

A ministra da Presidência recorreu ao exemplo do Simplex para demonstrar esta dinâmica, onde diz que é difícil encontrar uma medida que "não tenha componente electrónica", "o que não é fácil em tempos de recursos financeiros restritos".

 

Participar, personalizar e antecipar são os eixos definidos para dar continuidade a esta revolução digital. "Vamos criar um espaço de experimentação para o sector público, para errar menos. Quem inova e não falha, é porque inova pouco", argumentou.

 

Para Leitão Marques, a saúde é uma das áreas primordiais para a aplicação destes conceitos, embora refira exemplos nas áreas da justiça ou educação. "A administração está ainda muito organizada em sectores. Tem de transversalizar", concluiu.

Ver comentários
Saber mais Maria Manuel Leitão Marques Orçamento Participado finanças ministra da Presidência PS
Mais lidas
Outras Notícias