Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Multas de trânsito renderam mais 31% em 2015

É preciso recuar a 2012 para encontrar um montante de receitas com violação do Código da Estrada maior do que o que se registou no ano passado. Montante de receitas conseguido equivale ao que Portugal gasta em contribuições para organizações internacionais.

Correio da Manhã
  • Partilhar artigo
  • 11
  • ...
As receitas arrecadas com multas de trânsito atingiram 89,9 milhões de euros em 2015, o que se traduziu num crescimento de 30,7% face ao valor arrecadado no ano anterior. É preciso regressar a 2012 para encontrar um valor tão alto de receita com multas por violação do Código da Estrada. Nesse ano, o Estado arrecadou 92 milhões de euros.

Os números constam do boletim de execução orçamental da Direcção-Geral do Orçamento (DGO), publicado segunda-feira, 25 de Janeiro. O boletim revela que as receitas conseguidas com multas de trânsito subiram de 68,8 milhões de euros para 89,9 milhões de euros, o que resulta assim num aumento de quase um terço. 

Esta subida supera em muito os objectivos que o Governo tinha traçado no Orçamento do Estado para 2015, onde previa uma quebra de 4,7% na cobrança desta receita.

Este montante de 89,9 milhões de euros já é próximo do que o Estado gasta, por exemplo, com o Fundo Português de Carbono (onde gastou 81,3 milhões de euros) ou com as contribuições e quotizações para as organizações internacionais (que, no conjunto do ano passado, custaram 85,6 milhões de euros).   

Em Agosto do ano passado, as polícias (PSP e GNR) começaram uma greve de zelo como forma de contestar a não aprovação dos estatutos profissionais. As informações referentes aos primeiros dias de protesto apontavam para um aumento do número de multas.

No entanto, os dados da DGO referentes a meses anteriores à greve - por exemplo até Julho - apontavam para um crescimento maior nas receitas. Os primeiros sete meses indicavam um crescimento de 55% face ao mesmo período ano anterior.   

Ver comentários
Saber mais Multas Orçamento Trânsito receitas execução orçamental
Outras Notícias