Finanças Públicas Orçamento do Estado entra no Parlamento na sexta-feira

Orçamento do Estado entra no Parlamento na sexta-feira

O primeiro-ministro António Costa cometeu um lapso quando anunciou que a proposta do Orçamento do Estado para 2016 seria entregue na Assembleia da República já na quinta-feira.
Orçamento do Estado entra no Parlamento na sexta-feira
Miguel Baltazar/Negócios

A proposta para o Orçamento do Estado para 2016 entrará na Assembleia da República na sexta-feira, 5 de Fevereiro, como estava inicialmente previsto, apurou o Negócios. O documento será amanhã discutido e aprovado em conselho de ministros. 

Esta quarta-feira, 3 de Fevereiro, o primeiro-ministro português, António Costa, incorreu num lapso quando anunciou que a proposta para o Orçamento do Estado para 2016 seria entregue no Parlamento ainda durante o dia de amanhã, 4 de Fevereiro.

As declarações do primeiro-ministro foram feitas em Évora, onde Costa marcou presença na assinatura de um contrato entre a Mecachrome Aeronáutica e o Estado para uma fábrica a ser construída naquela capital de distrito.

Quando questionado pelos jornalistas acerca do OE para 2016, e apesar de garantir que "estamos a percorrer aquilo que é o processo orçamental normal", o primeiro-ministro assegurava que "nós concluímos a parte que nos compete", faltando agora "aguardar que a Comissão Europeia" faça a necessária "avaliação" às medidas entretanto propostas pelo Governo depois de Bruxelas ter rejeitado o primeiro esboço orçamental enviado para aquela instituição europeia.

 

As palavras proferidas por António Costa surgiram horas depois de a Comissão Europeia ter sublinhado que persistem diferenças "significativas" entre Lisboa e Bruxelas em relação à consolidação orçamental em 2016.

 

Todavia, já depois de António Costa ter dado como concluídos os trabalhos, no que à parte do Governo diz respeito, o comissário europeu para os Assuntos Económicos, Pierre Moscovici, veio esclarecer, através da sua conta na rede social Twitter, que "as negociações com o Governo português ainda estão a decorrer".


(Notícia actualizada às 19:50)





pub

Marketing Automation certified by E-GOI