Leão aposta em "forte recuperação da economia" com redução do défice e dívida
João Leão publicou um vídeo a propósito do Orçamento do Estado do próximo ano, que classifica de "bom" e essencial para Portugal "conseguir superar esta crise".
PUB
O ministro das Finanças, de acordo com a transcrição da declaração enviada pelo seu gabinete, assinala que o momento é de "grande exigência", antecipando-se um inverno "bastante exigente" devido à segunda vaga da pandemia "muito intensa".
Contudo, o início do plano de vacinação "permite antecipar uma evolução favorável da pandemia ao longo do próximo ano, o que cria as condições para uma forte recuperação da economia em 2021".
"Já conseguimos ver a luz ao fundo do túnel, mas ainda o temos de atravessar", diz o ministro das Finanças, listando as três grande prioridades do orçamento: "combater a pandemia; proteger o rendimento dos portugueses; e proteger o emprego e recuperar a economia".
PUB
Depois de elencar as várias medidas do orçamento para cada uma destas prioridades, João Leão diz que "estas medidas vão dar um contributo fundamental para uma forte recuperação da economia. E dessa forma também para a redução do défice e da dívida pública".
O Orçamento do Estado para 2021, que foi promulgado com recados por parte de Marcelo Rebelo de Sousa, prevê um défice de 4,3% do PIB no próximo ano, com um crescimento da economia de 5,4% e uma dívida pública de 130,9% do PIB.
"Esta evolução da economia e das finanças públicas contribuirá para dar confiança aos portugueses, demonstrando que o país está no bom caminho, e que segue uma trajetória segura e sustentável", diz o ministro das Finanças, concluindo que este é um "bom orçamento de que "Portugal precisa para conseguir superar esta crise".
PUB
Mais lidas
O Negócios recomenda