PS contra autonomia do SNS para contratar. Proposta do BE chumbada
A proposta do BE para dar autonomia ao Serviço Nacional de Saúde para contratar novos profissionais foi chumbada esta sexta-feira, na Assembleia da República. Esta era uma das iniciativas que os bloquistas consideravam fundamentais para dotar rapidamente o SNS dos meios necessários para fazer face à pandemia.
Na votação desta tarde, os socialistas votaram contra a ideia dos bloquistas, confirmando o crescente afastamento entre os dois partidos e mantendo a posição inicial sobre a matéria.
PUB
Ainda esta manhã, perante a insistência do BE sobre a necessidade de reforçar as contratações no SNS, a secretária de Estado do Orçamento, Cláudia Joaquim, repetiu a disponibilidade do Governo para se comprometer com um calendário de 4.200 novas contratações, mas não foi além disso. Agora, o PS chumbou a proposta do BE, falhando uma das medidas que os bloquistas consideravam fundamentais para responder à pandemia, e para mudar o seu sentido de voto na votação final global, face ao chumbo que deram à proposta do Governo, na generalidade.
A medida dos bloquistas previa que as instituições do SNS, sejam de cuidados de saúde primários, sejam de cuidados hospitalares, adquirissem autonomia administrativa e financeira para a contratação de profissionais de saúde. O objetivo era que estas contratações fossem sem termo e para reforçar em termos líquidos o número de funcionários da saúde.
No debate que decorreu esta manhã, a deputada bloquista Mariana Mortágua acusou o Governo de fazer o mínimo para responder à crise económica provocada pela pandemia e recusou aprovar um orçamento que considera não dar resposta às necessidades do país.
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais OE 2021 Debate de especialidade BE PSD PCP PAN Assembleia da República Governo Grandes opções do planoMais lidas
O Negócios recomenda