Subida do ISP garante mais 192 milhões no OE 2026

Eliminação de parte do desconto ainda em vigor mais do que compensa medidas aprovadas pela Oposição no Parlamento, que o Governo estimou custarem 100 milhões de euros.
Com a redução de apoio decidida na passada sexta-feira, Finanças lançam mão de uma das almofadas possíveis na programação orçamental do próximo ano.
DR
Negócios 08:54

A , concretizada no final da semana passada, permite ao Governo somar mais 192 milhões de euros de receita à programação orçamental do próximo ano, escreve.

Os cálculos do jornal têm por base a atualização em 2,4 cêntimos no gasóleo e em 1,6 cêntimos na gasolina da taxa aplicada no ISP, numa reversão parcial da medida de apoio extraordinária em vigor desde 2021 na resposta ao choque de preços da energia após a invasão da Ucrânia pela Rússia.

PUB

Com esta subida, o Ministério das Finanças lança desde já mão de uma das almofadas possíveis no Orçamento do Estado para 2026, no qual previu um excedente de 0,1% do PIB (263 milhões de euros), mas para cuja execução a maioria das instituições nacionais e internacionais prevê um défice.

O valor de 192 milhões de euros calculado pelo jornal mais do que compensa a para o conjunto de medidas de alteração aprovadas no Parlamento com os votos dos partidos da Oposição.

Pub
Pub
Pub