pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

José Cardoso Botelho: “A industrialização é essencial para baixar os preços da habitação”

O ex-CEO da Vanguard Properties é o convidado do novo episódio do podcast Urbanidades. Fala do Simplex urbanístico, de novos modelos de habitação e da importância da industrialização para o setor da construção. Prestes a lançar um novo projeto, explica que pretende agora “participar na produção de habitação também para os segmentos mais baixos”.

José Cardoso Botelho EX-CEO da Vanguard Properties
José Cardoso Botelho EX-CEO da Vanguard Properties Miguel Baltazar/Jornal de Negócios
21:25

Sem uma aposta na industrialização, será muito difícil conseguir baixar os preços da habitação, num cenário em que os custos de mão de obra são muito elevados e as demoras provocadas pelos licenciamentos continuam a  ser um entrave. José Cardoso Botelho, que até há poucos meses liderou a Vanguard Properties, é o convidado e passa em revista as principais questões em torno do imobiliário, do elevado preço das casas, aos custos da construção, falta de mão de obra ou a importância da industrialização para o futuro do setor.

“A industrialização é um elemento essencial para, em parte, ajudar a resolver o problema da mão de obra, consequentemente os preços”, defende. Porque, se “os fatores de produção, muitos deles já não estão a preços muito elevados, as matérias-primas já desceram muito de preço ao longo dos últimos anos, o que está de facto muito mais alto é o custo da mão de obra”. E, neste contexto, os processos de industrialização, em que os edifícios são essencialmente construídos em fábrica, “permitem ajudar a resolver o problema”.

Outro problema que o imobiliário enfrenta e que também contribui para os preços elevados tem a ver com os licenciamentos. A recente proposta do Governo, para alterar o Simplex urbanístico, “ vai no caminho certo”, afirma Cardoso Botelho, para quem “o licenciamento é um dos mais graves problemas no setor da promoção imobiliária” e “talvez o grande óbice à produção de mais casas”.

“É essencial que os prazos sejam reduzidos, por uma questão da oferta em quantidade, mas também no preço, porque um dos elementos que faz subir mais o preço da habitação é justamente o tempo que demora a licenciar um projeto imobiliário”, acrescenta.

José Cardoso Botelho foi durante vários anos CEO da Vanguard Properties, um dos maiores promotores imobiliários do país com investimentos substanciais em projetos residenciais e turísticos de luxo, caso da Herdade da Comporta, na costa alentejana. Saiu em setembro e tem agora um novo projeto na manga, que deverá arrancar em breve e com o qual pretende “também participar na produção de habitação para os segmentos mais baixos”.

O Urbanidades interrompe durante o período do natal e regressa no início de Janeiro. 

Ver comentários
Publicidade
C•Studio