José Cardoso Botelho: “A industrialização é essencial para baixar os preços da habitação”
O ex-CEO da Vanguard Properties é o convidado do novo episódio do podcast Urbanidades. Fala do Simplex urbanístico, de novos modelos de habitação e da importância da industrialização para o setor da construção. Prestes a lançar um novo projeto, explica que pretende agora “participar na produção de habitação também para os segmentos mais baixos”.
Sem uma aposta na industrialização, será muito difícil conseguir baixar os preços da habitação, num cenário em que os custos de mão de obra são muito elevados e as demoras provocadas pelos licenciamentos continuam a ser um entrave. José Cardoso Botelho, que até há poucos meses liderou a Vanguard Properties, é o convidado do novo episódio do podcast Urbanidades e passa em revista as principais questões em torno do imobiliário, do elevado preço das casas, aos custos da construção, falta de mão de obra ou a importância da industrialização para o futuro do setor.
“A industrialização é um elemento essencial para, em parte, ajudar a resolver o problema da mão de obra, consequentemente os preços”, defende. Porque, se “os fatores de produção, muitos deles já não estão a preços muito elevados, as matérias-primas já desceram muito de preço ao longo dos últimos anos, o que está de facto muito mais alto é o custo da mão de obra”. E, neste contexto, os processos de industrialização, em que os edifícios são essencialmente construídos em fábrica, “permitem ajudar a resolver o problema”.
Outro problema que o imobiliário enfrenta e que também contribui para os preços elevados tem a ver com os licenciamentos. A recente proposta do Governo, para alterar o Simplex urbanístico, “ vai no caminho certo”, afirma Cardoso Botelho, para quem “o licenciamento é um dos mais graves problemas no setor da promoção imobiliária” e “talvez o grande óbice à produção de mais casas”.
“É essencial que os prazos sejam reduzidos, por uma questão da oferta em quantidade, mas também no preço, porque um dos elementos que faz subir mais o preço da habitação é justamente o tempo que demora a licenciar um projeto imobiliário”, acrescenta.
José Cardoso Botelho foi durante vários anos CEO da Vanguard Properties, um dos maiores promotores imobiliários do país com investimentos substanciais em projetos residenciais e turísticos de luxo, caso da Herdade da Comporta, na costa alentejana. Saiu em setembro e tem agora um novo projeto na manga, que deverá arrancar em breve e com o qual pretende “também participar na produção de habitação para os segmentos mais baixos”.
O Urbanidades interrompe durante o período do natal e regressa no início de Janeiro.
Mais lidas