Reino Unido avalia imposto sobre mansões
A ideia é criar um imposto sobre mais valias em casas de valor elevado, mesmo as que são primeira habitação.
O Governo britânico quer aumentar a receita fiscal com as casas de luxo, numa altura em que o Reino Unido enfrenta um "buraco negro" nas finanças públicas de 22 mil milhões de libras (cerca de 26 mil milhões de euros).
De acordo com o Financial Times, um chamado "imposto sobre mansões" tem estado a ser discutido no Ministério das Finanças, que tem estado a pensar em formas de reformar os impostos sobre imóveis.
Atualmente, as primeiras casas estão isentas de imposto sobre mais valias (Capital Gains Tax, em inglês). A ideia é levantar essa isenção para venda de imóveis acima de determinado valor. Em alternativa, diz o FT, o Governo pondera aplicar uma taxa anual sobre imóveis de valor elevado.
O jornal indica que a discussão sobre o assunto está ainda numa fase inicial, mas que a chanceler do Tesouro, Rachel Reeves, já pediu uma análise a possíveis reformas do sistema fiscal, com o objetivo de fazer crescer a receita do Governo - diferentes impostos sobre imóveis deverão fazer parte de uma lista de medidas.
Mais lidas