Antigo governador de Banco de Espanha investigado em escândalo financeiro
Um ex-director da Comissão Nacional do Mercado de Valores (CNMV) de Espanha também está a ser investigado, segundo a imprensa espanhola.
PUB
De acordo com o juiz de instrução especializado em casos de corrupção, tanto Miguel Ángel Fernández Ordónez como Júlio Segura autorizaram a operação de entrada em bolsa do Bankia, "apesar das reiteradas advertências da equipa de inspecção do Banco de Espanha" sobre a inviabilidade do grupo.
PUB
Os técnicos da autoridade bancária espanhola sublinharam que a solução "não devia ser aprovada, pois podia implicar prejuízos graves para os accionistas e contribuintes".
O Bankia recebeu uma ajuda pública em maio de 2012, menos de um ano depois de ter sido admitido na bolsa de valores, e os seus dirigentes são acusados de terem prestado informações incorretas antes da operação.
PUB
O ex-ministro da Economia espanhol e antigo presidente do FMI (Fundo Monetário Internacional) Rodrigo Rato, que dirigiu o Bankia nessa altura, também está a ser investigado no âmbito deste caso.
PUB
Adam Smith aos 250 anos
Quem pediu o euro digital?
Mais lidas
O Negócios recomenda