Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Ricardo Salgado constituído arguido no âmbito da Operação Marquês

O antigo presidente do Banco Espírito Santo, Ricardo Salgado, foi esta quarta-feira ouvido pelo Departamento Central de Investigação e Acção Penal. O banqueiro é suspeito de corrupção e tráfico de influências, entre outros.

  • Assine já 1€/1 mês
  • 39
  • ...
O antigo presidente do Banco Espírito Santo, Ricardo Salgado, foi ouvido pelo Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP) esta quarta-feira, 17 de Janeiro. A notícia foi avançada pela SIC Notícias. A audição decorreu no âmbito da Operação Marquês, em que é investigado, entre outros, José Sócrates.

De acordo com aquela estação de televisão, Salgado é arguido no processo que investigará a transferência verbas com origem no universo Espírito Santo para contas da Suíça e para Carlos Santos Silva e deste para o antigo primeiro-ministro José Sócrates

A Procuradoria-Geral da República confirmou a informação: "Ricardo Espírito Santo Silva Salgado foi, esta manhã, constituído arguido e encontra-se a ser interrogado pelo Ministério Público, no âmbito da designada 'Operação Marquês', que corre termos no Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP)". 

"O arguido é suspeito da prática de factos susceptíveis de integrarem os crimes de corrupção, abuso de confiança, tráfico de influência, branqueamento e fraude fiscal qualificada", adianta ainda a mesma nota. 


A SIC Notícias acrescentou que o Ministério Público investiga se este valor poderá consistir em "luvas" em torno de 20 milhões de euros relacionadas com negócios para beneficiar representantes do Grupo Espírito Santo, nomeadamente nos negócios envolvendo Oi, PT e Vivo no Brasil. Sócrates poderá ter beneficiado de 17 milhões, diz a SIC Notícias. 

O assessor de imprensa de Ricardo Salgado não quis fazer comentários ao Negócios a esta convocatória. O banqueiro que saiu do BES em Julho de 2014 foi ouvido pelo procurador Rosário Teixeira e pelo inspector tributário Paulo Silva. 

O antigo banqueiro foi ouvido no âmbito da Operação Marquês embora seja arguido noutros processos. Salgado é arguido no Monte Branco, que investiga uma rede de fraude fiscal e branqueamento de capitais, e no Universo Espírito Santo, que envolve a gestão do BES e do grupo com o mesmo nome.  Ricardo Salgado foi constituído arguido nestes processos depois de deixar a liderança do BES. 


(Notícia actualizada com mais informações às 13:50)
Ver comentários
Saber mais Ricardo Salgado SIC Notícias economia negócios e finanças Informação sobre empresas administradores
Mais lidas
Outras Notícias