Banco Nacional de Angola tem novo governador
Valter Duarte da Silva foi empossado esta segunda-feira, 7 de Março, como novo governador do Banco Nacional de Angola (BNA) em substituição de José Pedro Morais, pelo presidente angolano, José Eduardo dos Santos.
PUB
O novo governador do banco central angolano é licenciado e mestre em Direito, na vertente jurídico-económica e empresarial, pela Universidade Católica Portuguesa (UCP). E vai ter a difícil tarefa de gerir as reservas cambiais, numa altura em que as mesmas escasseiam, em resultado da crise petrolífera.
José Pedro de Morais, que agora abandonou o cargo, liderava o Banco Nacional de Angola desde Janeiro de 2015.
PUB
Valter Duarte da Silva é, segundo o jornal angolano O País, um especialista em supervisão prudencial bancária, tema da sua dissertação de Mestrado em Direito, apresentada em 2010 na UCP, intitulada "A Supervisão Prudencial Bancária em Angola: Um Estudo comparado com o Direito Português". Em 2012, publicou o livro "O Banco Nacional de Angola e a Crise Financeira".
O novo líder do BNA foi assistente jurídico do vice-presidente de Angola, Manuel Vicente, e também vice-presidente do Instituto Angolano de Sistemas Eleitorais e Democracia, sendo professor nas Universidades Católica e Lusíada de Angola.
Face à queda das receitas provenientes da venda de petróleo, o BNA tem vindo a gerir com mão de ferro as reservas cambiais do país. Em Janeiro deste ano, José Pedro de Morais, admitia que o banco central estava a fazer um a "racionalização" de divisas aos bancos comerciais, garantia que os recursos disponíveis para 2016 seriam "suficientes".
PUB
Na quinta-feira, 3 de Março, um dia antes de ser tornada pública a ssua substituição, José Pedro de Morais assegurou, num encontro com deputados da 5.ª Comissão da Assembleia Nacional, da Comissão Económica do conselho de ministros e gestores dos bancos comerciais, que as reservas cambiais actuais não dão grande conforto a Angola, mas não deixam o país em posição crítica ou de risco iminente.
"Não podemos esgotar as nossas reservas e colocar o país perante uma crise económica e social de grandes proporções", disse José Pedro de Morais, citado pelo Jornal de Angola.
Além da mexida na liderança do BNA, o presidente de Angola, José Eduardo dos Santos, fez também um mini-remodelação governamental nomeando Paulino Domingos Baptista, para o cargo de Ministro da Hotelaria e Turismo, Luís Gomes Sambo, para o de ministro da Saúde, Fiel Domingos Constantino, para o de ministro do Comércio, Branca Manuel da Costa Neto do Espírito Santo, para o de ministra do Urbanismo e Habitação, e Carolina Cerqueira, para o de ministra da Cultura.
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Angola petróleo Banco Nacional de Angola Valter Duarte da Silva José Pedro de Morais remodelação José Eduardo dos SantosMais lidas
O Negócios recomenda