Fed mais otimista sobre economia dos EUA

A Reserva Federal (Fed) norte-americana reviu em alta as projeções para o crescimento da maior economia mundial para este ano e para os próximos.
AP
Pedro Curvelo 19:11

Contrariando as revisões em baixa anteriores, a Reserva Federal (Fed) norte-americana mostrou esta quarta-feira maior confiança na saúde da economia dos Estados Unidos. A instituição liderada por Jerome Powell aponta agora para um crescimento do produto interno bruto (PIB) de 1,6%, duas décimas acima do valor avançado em junho.

Já quanto à inflação, medida pelo índice de preços das despesas dos consumidores (PCE), as expectativas mantêm-se nos 3% para este ano, mas agravam-se em duas décimas face a junho no que toca aos valores de 2026, com a Fed a projetar agora um valor de 2,6%.

PUB

A taxa de desemprego, por seu turno, deverá ficar nos 4,5% este ano, o mesmo valor que era apontado em junho. O mercado laboral, aliás, deverá manter-se resiliente, segundo os membros da Fed, já que a taxa de desemprego deverá baixar uma décima por ano até atingir os 4,2% em 2028.

A Fed, contudo, mantém-se cautelosa nas projeções para o próximo ano e os seguintes. No PIB, as previsões são de uma aceleração moderada em 2026, para 1,8% (1,6% nas previsões de junho), e em 2027, com um valor de 1,9% (uma décima acima do estimado anteriormente). 

A Fed decidiu esta quarta-feira, como era esperado,

PUB


Pub
Pub
Pub