Fed mais otimista sobre economia dos EUA
Contrariando as revisões em baixa anteriores, a Reserva Federal (Fed) norte-americana mostrou esta quarta-feira maior confiança na saúde da economia dos Estados Unidos. A instituição liderada por Jerome Powell aponta agora para um crescimento do produto interno bruto (PIB) de 1,6%, duas décimas acima do valor avançado em junho.
Já quanto à inflação, medida pelo índice de preços das despesas dos consumidores (PCE), as expectativas mantêm-se nos 3% para este ano, mas agravam-se em duas décimas face a junho no que toca aos valores de 2026, com a Fed a projetar agora um valor de 2,6%.
PUB
A taxa de desemprego, por seu turno, deverá ficar nos 4,5% este ano, o mesmo valor que era apontado em junho. O mercado laboral, aliás, deverá manter-se resiliente, segundo os membros da Fed, já que a taxa de desemprego deverá baixar uma décima por ano até atingir os 4,2% em 2028.
A Fed, contudo, mantém-se cautelosa nas projeções para o próximo ano e os seguintes. No PIB, as previsões são de uma aceleração moderada em 2026, para 1,8% (1,6% nas previsões de junho), e em 2027, com um valor de 1,9% (uma décima acima do estimado anteriormente).
A Fed decidiu esta quarta-feira, como era esperado, reduzir as taxas diretoras em 25 pontos base.
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Desemprego Economia Inflação Confiança do consumidor Estados Unidos Jerome Powell Partido Comunista de EspanhaInibidores
Ventura agradece
Mais lidas
O Negócios recomenda