Republicanos não conseguem revogar Obamacare
A mais recente tentativa da liderança republicana no Senado dos Estados Unidos para cumprir a promessa do Presidente Donald Trump de revogar o Obamacare, a reforma de saúde de Barack Obama, fracassou hoje com votos contra de três senadores conservadores.
PUB
Um deles foi John McCain, recentemente diagnosticado com cancro cerebral, que se juntou a duas senadoras republicanas, Susan Collins e Lisa Murkowski, e a todos os democratas para chumbar a proposta, apelidada de "skinny bill" ("lei fininha") e que recebeu 51 votos contra e 49 a favor. Bastava mais um voto favorável e a lei teria sido aprovada.
PUB
Horas antes da votação, que começou pouco depois da 01:00 de hoje (06:00 em Lisboa), Trump encorajou, no Twitter, os republicanos a fazerem avançar o projecto após "sete anos de espera".
PUB
A revogação e substituição do Obamacare, a reforma de saúde implementadas pelo então Presidente Barack Obama em 2010, tornou-se uma das principais promessas eleitorais de Trump.
PUB
Após o novo fracasso da votação, o líder dos republicanos no Senado, Mitch McConnell, admitiu a sua desilusão e disse que este é o momento de "seguir em frente". "Lamento que os nossos esforços não tenham sido suficientes desta vez", acrescentou.
PUB
Não se sabe se McConnell vai tentar submeter outra proposta a voto antes das férias do Senado, já que, antes do chumbo de hoje, já tinham fracassado outros dois projectos desde que o debate foi aberto na Câmara Alta, na terça-feira.
PUB
Donald Trump também já reagiu, lamentando no twitter que três republicanos e 48 democratas tenham decepcionado os americanos.
PUB
3 Republicans and 48 Democrats let the American people down. As I said from the beginning, let ObamaCare implode, then deal. Watch!
Saber mais sobre...
Saber mais Senado dos Estados Unidos Obamacare John McCain Presidente Donald Trump Susan Collins Lisa Murkowski Presidente Barack Obama Mitch McConnell Donald J. TrumpAdam Smith aos 250 anos
Quem pediu o euro digital?
Mais lidas
O Negócios recomenda