Senado dos EUA volta a não conseguir acabar com paralisação do governo federal

Um diploma que levaria ao fim do “shutdown”da administração federal foi chumbado esta segunda-feira no Senado dos EUA, por 50 votos contra 43. Paralisação já é uma das mais longas de sempre, entrando no 21º dia.
Congresso dos EUA
Bloomberg
Pedro Barros Costa 20 de Outubro de 2025 às 23:42

Um diploma de financiamento apresentado pelo Partido Republicano que levaria ao fim do “shutdown”do governo federal foi chumbado esta segunda-feira no Senado dos EUA, por 50 votos contra 43.

Eram necessários 60 votos para que o projeto de lei, que financiaria a administração pública federal até 21 de novembro, fosse aprovado. Dos 100 senadores, sete não votaram, enquanto dois democratas alinharam pelo lado republicano.

PUB

A votação fracassada, que é já a décima primeira iniciativa legislativa de ambos os partidos para resolver o impasse, leva o "shutdown" para o vigésimo primeiro dia consecutivo.      

Trata-se da segunda maior paralisação da história, empatando com o impasse da era Clinton que paralisou o governo entre 1995 e 1996 e ficando apenas atrás do "shutdown" do primeiro mandato de Donald Trump como Presidente dos EUA.

Com a continuação da paralisação, milhares de trabalhadores federais que foram dispensados termporariamente continuarão sem receber salário, enquanto dezenas de agências públicas continuarão sem fontes de financiamento.

PUB
Pub
Pub
Pub