Economia americana cresce 3,3% no segundo trimestre
Investimento das empresas aumentou 5,7% entre abril e junho, o que deu impulso à maior economia do mundo.
- 6
- ...
O Produto Interno Bruto (PIB) dos EUA cresceu 3,3% no segundo trimestre do ano, de acordo com dados do Gabinete de Análise Económica do Departamento de Comércio dos EUA. O valor fica acima dos 3% inicialmente estimados pela entidade estatística. No primeiro trimestre do ano a economia americana tinha caído 0,5%.
Segundo a agência de notícias Bloomberg, o investimento das empresas aumentou 5,7% entre abril e junho, um valor acima dos 1,9% antecipados.
Já a Yahoo Finance reporta que os gastos dos consumidores aumentaram 1,6%, contra os 1,4% inicialmente projetados.
Quanto ao rendimento interno bruto (GDI) aumentou 4,8%, um salto relativamente aos 0,2% registados no primeiro trimestres. Muito graças às receitas geradas pelas empresas, que aumentaram 1,7% nos segundo trimestre.
A queda do PIB no primeiro trimestre, o primeiro recuo da economia dos EUA em três anos, foi causada principalmente por um aumento nas importações – que são subtraídas do PIB –, à medida que as empresas aceleraram as compras de produtos estrangeiros antes das tarifas de Trump.
Essa tendência reverteu-se no segundo trimestre: as importações caíram a um ritmo de 29,8%, impulsionando o crescimento de abril a junho em mais de 5 pontos percentuais.
Mais lidas