pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Wall Street dispara após Trump anunciar pausa nas tarifas mais elevadas

Além de uma subida das taxas sobre bens chineses para 125%, com efeitos imediatos, o presidente dos EUA anunciou uma descida temporária das tarifas recíprocas para 10% durante 90 dias para países que não retaliaram.

A carregar o vídeo ...
09 de Abril de 2025 às 18:30

O presidente dos EUA anunciou a subida das taxas sobre bens chineses para 125% e uma pausa de 90 dias nas taxas mais elevadas para países que não retaliaram, baixando as tarifas recíprocas para 10% nesse período, com efeitos imediatos.

Depois de mais de 75 países terem contactado a administração norte-americana e não terem retaliado, "autorizei uma pausa de 90 dias e uma taxa recíproca bastante reduzida, durante este período, de 10%, também com efeitos imediatos", escreveu Donald Trump na Truth Social.

A Casa Branca clarificou depois da publicação que a "pausa" significa que as tarifas recíprocas vão manter-se num nível de 10% durante 90 dias enquanto decorrem negociações.

Já sobre a China, "com base na falta de respeito que mostrou em relação aos mercados mundiais, anuncio o aumento da tarifa cobrada à China pelos EUA para 125%, com efeitos imediatos", escreveu Trump.

Poucas horas antes do anúncio, a China anunciara uma nova retaliação às tarifas dos EUA, colocando as taxas sobre os bens norte-americanos em 84%, já depois de Trump ter aplicado taxas adicionais de 50% sobre os bens chineses - numa taxação total de 104%.          

A decisão de Trump de atenuar temporariamente a política tarifária sobre os restantes países surge no dia em que entraram em vigor as taxas recíprocas mais elevadas, como as taxas sobre os países da UE, com tarifas de 20%. As principais bolsas europeias recuaram cerca de 3% esta quarta-feira.

Apesar de a UE ter anunciado uma retaliação de 25% sobre 21 mil milhões de produtos norte-americanos, a resposta está relacionada com as taxas anunciadas previamente pelos EUA sobre o aço e o alumínio.

Em resposta às questões dos jornalistas sobre a mudança súbita de Trump sobre as tarifas, o secretário do Tesouro dos EUA disse que se tratou de uma jogada estratégica. "Tivemos uma longa conversa no domingo e isto foi estratégia desde o início. Podemos mesmo dizer que ele levou a China a uma má posição", disse Scott Bessent. "Ninguém cria vantagem para si como o Presidente Trump."

Bessent também salientou que foi a China a escalar a guerra comercial e que os países que não retaliaram foram recompensados. O responsável esclareceu que o México e o Canadá também estarão incluidos nas tarifas mais reduzidas de 10%, apesar da resposta canadiana às taxas sobre o setor automóvel. A pausa dará tempo para negociar e Bessent espera que mais países respondam.

As ações estão a disparar depois do anúncio, com o Nasdaq a acelerar 8,43%, o Dow Jones a ganhar 5,64% e o S&P 500 a subir 7,76%.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio