Bessent diz que dificuldades económicas da Rússia podem levar Putin à mesa de negociações
Os EUA e a Europa estão a discutir uma nova ronda de sanções e tarifas secundárias contra a Rússia, na esperança de que um "colapso" económico russo leve Vladimir Putin a negociações de paz com a Ucrânia, disse este domingo Secretário do Tesouro, Scott Bessent.
"Estamos preparados para aumentar a pressão sobre a Rússia, mas precisamos que os nossos parceiros na Europa nos sigam", disse Bessent numa entrevista ao programa Meet the Press, da NBC.
PUB
Segundo Bessent, o presidente norte-americano, Donald Trump, e o vice-presidente, JD Vance, conversaram com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, na sexta-feira. Mais tarde, Bessent também discutiu as sanções com a líder do executivo comunitário.
"Estamos agora numa corrida entre quanto tempo o exército ucraniano consegue aguentar versus quanto tempo a economia russa consegue aguentar. E se os EUA e a UE puderem impor mais sanções, mais tarifas secundárias aos países que compram petróleo russo, a economia russa entrará em colapso total e isso levará o Presidente Putin para a mesa de negociações", disse ele.
Em declarações à NBC, Bessent afirmou também que se iria encontrar na segunda-feira com funcionários europeus responsáveis pelas sanções em Washington para discutir mais pressão económica.
PUB
A Rússia já está sob sanções esmagadoras tanto dos EUA como da Europa, mas tem encontrado clientes para o petróleo e gás russos na Índia e noutros lugares.
Os planos de Trump para um fim rápido e negociado da guerra de quase quatro anos, que começou quando a Rússia invadiu a Ucrânia, desapareceram após uma cimeira com Putin no Alasca no mês passado. Desde então, a Rússia continuou a bombardear a Ucrânia, com um ataque este domingo ao principal complexo do governo ucraniano em Kiev, um ataque considerado uma "escalada grave do conflito".
A Ucrânia e os seus aliados intensificaram o trabalho para alcançar as garantias de segurança depois de Trump se ter reunido com o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, com vários líderes europeus e com o secretário-geral da NATO, Mark Rutte, em Washington, no mês passado, após o encontro com Putin.
PUB
Trump não abrandou as sanções impostas à Rússia sob a presidência de Joe Biden, mas diminuiu o nível de apoio que Washington fornece a Kiev. Segundo o Presidente finlandês, Alexander Stubb, na semana passada, Trump exigiu mais pressão económica da Europa sobre Putin, incluindo a suspensão total das compras de petróleo e gás russos. O líder dos EUA também apelou aos europeus para que exerçam pressão sobre a China, disse Stubb.
Os dois países da UE que continuam a comprar petróleo russo são a Hungria e a Eslováquia, disse Zelensky aos jornalistas na semana passada. Os aliados concordaram em reunir-se com representantes da UE e dos EUA para "discutir como interromper todos os canais de comércio de energia com os russos".
PUB
Mais lidas
O Negócios recomenda