Bombista suicida da Quirguízia foi o autor do ataque em S. Petersburgo
"O bombista suicida do metropolitano de S. Petersburgo era o cidadão da Quirguízia Akbarjon Djalilov, nascido em 1995, disse à agência France Presse o porta-voz dos serviços de segurança de Bishkek, na antiga república soviética.
PUB
"É possível que ele (Akbarjon Djalilov)tenha conseguido a nacionalidade russa", acrescentou o mesmo porta-voz.
PUB
A Comissão de Investigação russa disse que está a investigar a possibilidade de se tratar de "um ato de terror" mas acrescentou que está a considerar também outras possibilidades.
PUB
Até ao momento o ataque não foi reivindicado.
Segundo os serviços secretos de Moscovo (FSB) pelo menos sete mil cidadãos de antigas repúblicas soviéticas, incluindo 2.900 russos, juntaram-se a grupos radicais no Iraque e na Síria, incluindo o Estado Islâmico.
PUB
Uma bomba de fabrico artesanal explodiu na segunda-feira, no interior de um comboio entre duas estações de metropolitano, no centro de São Petersburgo.
PUB
Na segunda-feira, a agência russa Interfax que citava o Comité Nacional Antiterrorista russo, a bomba terá sido colocada no comboio por um bombista suicida.
Um segundo engenho explosivo foi detectado e neutralizado numa outra estação de metro, a algumas paragens da estação onde explodiu a bomba, noticiaram as agências noticiosas russas.
PUB
De acordo com um comunicado do Comité Nacional Anti-terrorismo da Rússia (NAK), citado pelas agências russas, o segundo engenho de fabrico artesanal foi "encontrado e neutralizado na altura certa" na estação da Praça Vosstaniya.
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais S. Petersburgo Bishkek Comité Nacional Antiterrorista Akbarjon Djalilov Moscovo Iraque Estado Islâmico Síria São PetersburgoO imperativo categórico
Esperteza saloia
Mais lidas
O Negócios recomenda