China "provavelmente" vai aos EUA para continuar negociações ainda este mês
O secretário de Estado do Tesouro norte-americano, Steven Mnuchin, afirmou que o vice primeiro-ministro chinês, Liu He, irá "muito provavelmente" visitar Washington até ao fim de Janeiro para continuar as conversações com vista a resolver a disputa comercial entre as duas maiores economias do mundo.
PUB
"Atualmente, a intenção é de que o vice primeiro-ministro Liu He irá muito provavelmente visitar-nos mais para o final do mês, com a expectativa de que o shutdown do Governo norte-americano (que ocorre tendo em conta a discórdia dentro dos poderes dos Estados Unidos sobre a construção de um muro na fronteira com o México) não tenha qualquer impacto", informou Mnuchin em declarações aos jornalistas, esta quinta-feira, em Washington.
Estas declarações chegam numa altura em que Pequim e Washington divulgaram comunicados curtos que deram poucos detalhes sobre as negociações comerciais, o que levou a que se especulasse que não houve progressos significativos.
PUB
De acordo com o ministro do Comércio chinês, que se pronunciou esta quinta-feira, o último encontro entre ambas as partes serviu para criar os fundamentos para endereçar as reivindicações de cada uma das nações, tocando em alguns assuntos estruturais.
Pequim e Washington reuniram-se, pela última vez, entre segunda e quarta-feira desta semana, tendo prolongado em um dia a duração do encontro. A intenção é a de fechar um acordo que permita terminar com as tarifas que têm sido impostas de parte a parte e que têm vindo a causar incerteza nos mercados internacionais, dado o impacto económico destas medidas.
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais secretário de Estado do Tesouro Liu He Steven Mnuchin primeiro-ministro chinês Governo Washington Estados Unidos México ministro do Comércio Pequim política economia negócios e finançasAdam Smith aos 250 anos
Quem pediu o euro digital?
Mais lidas
O Negócios recomenda