EUA planeiam alívio de tarifas ao setor automóvel

O anúncio oficial deverá ser feito hoje, mas a Casa Branca já confirmou que há um acordo em cima da mesa para aliviar tarifas ao setor automóvel.
CofinaEditor_2025-02-10_10_49_49DOC.20250210.44383504.trumpcanada.mp40.jpeg
Inês Santinhos Gonçalves 29 de Abril de 2025 às 10:17

Os EUA deverão reduzir as tarifas às peças de automóveis do estrangeiro usadas em carros fabricados no país. Em cima da mesa estará também uma proposta para impedir que as empresas que paguem as tarifas do setor automóvel paguem outras taxas como as do aço e alumínio - quem já pagou, será reembolsado.

PUB

A informação está a ser avançada pela imprensa americana, citando dirigentes do Governo, com uma confirmação oficial esperada para esta terça-feira.

"Este acordo é uma grande vitória para a política comercial do Presidente, pois recompensa as empresas que fabricam a nível nacional, ao mesmo tempo que proporciona um caminho para os fabricantes que expressaram o seu compromisso de investir na América e expandir a sua produção nacional", indica um comunicado do secretário do Comércio dos EUA. 

Este anúncio deverá acontecer numa altura em que Donald Trump se preparar para viajar até ao Michigan, o coração da indústria automóvel nos EUA, para assinalar os 100 dias da sua segunda Administração.

PUB

Tarifas de 25% sobre as componentes automóveis estrangeiras estavam agendadas para entrar em vigor no próximo dia 3 de maio. O alívio destas tarifas, a confirmar-se, surge após vários pedidos do setor

Apesar de ainda não ter sido oficializada, a Ford já reagiu à notícia. "A Ford congratula-se e aprecia estas decisões do Presidente Trump, que ajudarão a mitigar o impacto das tarifas sobre os fabricantes de automóveis, fornecedores e consumidores. Continuaremos a trabalhar em estreita colaboração com a administração em apoio à visão do Presidente

para uma indústria automóvel saudável e em crescimento na América", pode ler-se num comunicado.

PUB

Notícia atualizada

Pub
Pub
Pub