Foto de refugiados distinguida no World Press Photo 2016
PUB
A imagem de um homem a passar um bebé por debaixo de uma vedação de arame farpado através da fronteira entre a Hungria e a Sérvia, captada em Agosto do ano passado, relata um dos momentos mais tensos da crise dos refugiados às portas da Europa e valeu ao fotógrafo australiano Warren Richardson o grande prémio na edição do concurso World Press Photo relativa a 2015.
PUB
O fotojornalista Mário Cruz, da agência Lusa, foi também um dos distinguidos, ao vencer o primeiro prémio na categoria "Contemporary Issues", uma reportagem sobre tráfico e exploração de trabalho infantil no Senegal, com crianças senegalesas e guineenses.
Os talibes - rapazes que vivem em escolas islâmicas no Senegal conhecidas por daaras - sob o pretexto de aprenderem o Corão, são forçados a mendigar nas ruas enquanto os seus guias espirituais, ou "marabout", ficam com o dinheiro que recolhem todos os dias, sendo abusados e agredidos, lê-se no site do concurso.
PUB
Concorreram às oito categorias da edição deste ano 82.951 imagens de 5.775 fotógrafos de 128 países. Além de Portugal e da Austrália, foram premiados trabalhos da Áustria, Brasil, Canadá, China, França, Alemanha, Irão, Itália, Japão, México, Rússia, Eslóvenia, África do Sul, Espanha, Suécia, Suíça, Síria, Turquia e Estados Unidos.
Conheça na fotogaleria os vencedores de cada uma das categorias. Todas as imagens estão disponíveis aqui.
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais World Press Photo Portugal Austrália artes cultura e entretenimento questões sociais fotografiaMais lidas
O Negócios recomenda