Guterres não comenta nova candidata à ONU
Abordado pelos jornalistas a meio da cerimónia, que decorreu no Hospital da Cruz Vermelha, em Lisboa, o antigo primeiro-ministro e ex-Alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados fez sinal de que não tencionava falar nesta ocasião.
PUB
À saída, questionado directamente sobre a candidatura de Kristalina Georgieva, António Guterres respondeu, em inglês, que não iria fazer comentários: "No comments".
PUB
António Guterres, candidato apoiado por Portugal ao cargo de secretário-geral da ONU, venceu as primeiras cinco votações secretas para este cargo realizadas entre os membros do Conselho de Segurança desta organização.
PUB
Hoje, o primeiro-ministro da Bulgária, Boiko Borissov, anunciou que o Governo búlgaro mudou a sua candidata ao cargo de secretário-geral da ONU, substituindo Irina Bokova por Kristalina Georgieva.
PUB
Numa reacção a esta nova candidatura nesta fase do processo, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, disse ver "com serenidade" a entrada na corrida de Kristalina Georgieva e salientou que a altura e a forma como a candidatura de Guterres foi apresentada.
PUB
"Apresentámos a candidatura do engenheiro António Guterres no fim do mês de Fevereiro. Fizemo-lo a tempo, com toda a transparência e de forma a que António Guterres fosse sujeito a todas as provas e passos que o processo de selecção a secretário-geral das Nações Unidas hoje exige", afirmou Augusto Santos Silva à agência Lusa.
PUB
Maria de Jesus Barroso, fundadora do PS e mulher de Mário Soares, presidiu à Cruz Vermelha Portuguesa entre 1997 e 2003. Foi a única mulher presidente desta instituição.
PUB
Morreu a 7 de Julho de 2015, com 90 anos, no Hospital da Cruz Vermelha, onde foi homenageada esta quarta-feira, 28 de Setembro.
PUB
Esta cerimónia de homenagem contou com a participação do chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, e com a presença do antigo Presidente da República Mário Soares esteve presente nesta cerimónia.
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais António Guterres Kristalina Georgieva Comissário das Nações Unidas ONU Conselho de Segurança Bulgária Irina Bokova políticaMais lidas
O Negócios recomenda