Morreu Ariel Sharon, um dos mais importantes líderes israelitas

O gabinete de Netanyahu confirmou este sábado, 11 de Janeiro, a morte de Ariel Sharon, o antigo general que foi um dos mais importantes líderes israelitas.
Bloomberg
Lusa 11 de Janeiro de 2014 às 13:31

Foi Ariel Sharon que comandou a invasão do Líbano, em 1982, e obrigado a renunciar nesse mesmo ano devido a um polémico ataque a um campo de refugiados palestiniano.

 

PUB

Nove anos depois, chegou à liderança do Governo de Israel, tendo sido reconduzido dois anos depois.

 

Grande defensor da colonização dos territórios palestinianos, este líder da direita israelita organizou, em 2005, a retirada de israel da Faixa de Gaza e o desmantelamento das colónias instaladas na região.

PUB

 

Em Dezembro de 2005, já depois de ter abandonado o Likud e formado um novo partido, sofre um pequeno derrame que o obriga a ser hospitalizado. Recupera, mas a 4 de Janeiro do ano seguinte teve um acidente vascular cerebral que o atira para coma durante oito anos.

 

PUB

No final de 2013 os médicos chegaram a registar alguma melhoria no seu estado, notando que a actividade cerebral intensifica-se quando lhe são mostradas fotografias da família, mas nos últimos dias o seu estado de saúde tinha piorado consideravelmente.

 

Faleceu hoje num hospital perto de Telavive, aos 85 anos.

PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Ariel Sharon Israel Netanyahu Telavive
Pub
Pub
Pub