O advogado que tem o destino de Benjamin Netanyahu nas suas mãos
Escolhido a dedo por Benjamin Netanyahu, trabalhou lado a lado com ele durante anos e foi criado com base nas filosofias nacionalistas que respaldam a visão de mundo do primeiro-ministro. Agora, o protegido transformou-se num possível adversário e tem o destino do primeiro-ministro de Israel nas suas mãos.
PUB
Este mês, o procurador-geral Avihai Mandelblit deverá anunciar se pretende indiciar Netanyahu numa série de casos de corrupção que levantaram dúvidas sobre a situação da política israelita e o futuro de um país profundamente dividido.
PUB
Há muito em jogo porque existe o potencial de acabar com a carreira política de um homem que comanda Israel há 13 anos e que procura o quinto mandato na eleição de 9 de abril. Apesar de todos os primeiros-ministros de Israel dos últimos 20 anos terem sido investigados, nenhum líder foi acusado enquanto estava no poder.
"Estamos a entrar num território desconhecido", disse Yuval Shany, vice-presidente de pesquisa do Israel Democracy Institute. "O que está em questão é se o primeiro-ministro será tratado como cidadão comum."
PUB
Champanhe, charutos e influência
As acusações contra Bibi, como o líder israelita é conhecido, pintam um retrato sórdido de um homem que abusou do poder para receber presentes caros, como champanhe, charutos e joias, e que mostrou propensão a distorcer leis e regulamentos em favor de figuras da imprensa que pudessem fazer uma cobertura mediática simpática. Tudo isto são mentiras, diz Netanyahu, que prometeu permanecer no cargo mesmo se for indiciado.
PUB
Segundo a legislação, Netanyahu pode permanecer no poder mesmo se for condenado, até esgotar todas as possibilidades de recurso, segundo o professor de direito público da Universidade Hebraica Yoav Dotan. Se vai sobreviver politicamente ao escândalo, essa é outra questão.
PUB
Até ao momento, as acusações de corrupção não custaram apoio político a Netanyahu e as sondagens mostram que está a caminho de ganhar as eleições, formar o próximo governo e tornar-se o mais longevo primeiro-ministro de Israel. Mas o sentimento do eleitor pode mudar e os atuais parceiros de coligação podem preferir não participar no governo se Mandelblit tomar uma decisão contra Netanyahu.
Jeremy Saltan, consultor político independente e organizador de sondagens de opinião, não prevê mudança no apoio dos eleitores porque os ataques de Bibi contra a imprensa e o sistema judiciário têm o apoio de muita gente.
PUB
"A verdade é que a maioria das pessoas não liga nenhuma", afirmou.
PUB
Mueller de Israel
Assim como Robert Mueller, que investiga amplas acusações contra Donald Trump, Mandelblit, com as suas falinhas mansas, sentiu a fúria de um homem que ataca repetida e agressivamente os seus investigadores. Netanyahu acusou Mandelblit, de 55 anos, polícias e promotores que o antecederam de servirem de ferramenta numa trama de esquerda para o tirarem do cargo.
PUB
Judeu ortodoxo criado numa família secular fiel ao precursor do partido Likud, de Netanyahu, Mandelblit passou a maior parte da carreira no departamento jurídico do Exército, do qual acabou por ser o advogado-geral. Em 2013, entrou no governo como secretário de gabinete de Netanyahu.
Em 2016, um ano depois de Mandelblit concluir o seu doutorado em "Lawfare and the State of Israel", Netanyahu nomeou-o procurador-geral.
PUB
(Texto original: The Lawyer Who Holds Benjamin Netanyahu's Fate in His Hands)
Mais lidas
O Negócios recomenda