Teerão apela ao Qatar e vizinhos do Golfo para retomarem diálogo
"Os vizinhos são permanentes, a geografia é imutável. A coerção nunca é a solução. O diálogo é imperativo, particularmente durante o Ramadão", afirmou num 'tweet' o ministro dos Negócios Estrangeiros iraniano, Mohammad Javad Zarif.
PUB
Zarif falou hoje ao telefone com o homólogo do Qatar e também com os chefes da diplomacia da Argélia, Indonésia, Iraque, Líbano, Malásia, Omã, Tunísia e Turquia.
PUB
Anteriormente, o porta-voz do ministro dos Negócios Estrangeiros iraniano, Bahram Ghasemi, tinha afirmado num comunicado que "a resolução dos diferendos" entre o Qatar e os vizinhos do Golfo "não era possível senão pelos meios políticos e pacíficos e um diálogo franco entre as partes", condenando o uso de sanções como "ineficaz" e "inaceitável".
PUB
A Arábia Saudita, os Emirados Árabes Unidos e o Bahrein cortaram relações hoje com o Qatar e decidiram nomeadamente fechar os seus espaços aéreos e as suas fronteiras terrestres e marítimas com este pequeno mas muito rico emirado petrolífero e gasífero do Golfo.
PUB
O Irão está "inquieto" com a situação agora criada e "pede a todos" para "tirarem partido das experiências amargas na região e evitarem a emoção", afirmou Ghasemi.
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Qatar Irão Ramadão Indonésia Mohammad Javad Zarif Omã Argélia Líbano Bahrein Iraque Malásia Tunísia Turquia Arábia Saudita Emirados Árabes Unidos políticaA Europa do lado de lá
UGT tratada com luvas de seda
Mais lidas
O Negócios recomenda