Japão propõe criação de zona económica comum entre o Índico e África
"Fortaleceremos a conectividade regional e construiremos uma zona económica livre e justa", considerou o primeiro-ministro japonês, num encontro que está a decorrer em Yokohama.
O Japão propôs esta quarta-feira a criação de uma zona económica comum que abranja o oceano Índico e África para aproveitar o potencial económico do continente.
A proposta foi apresentada pelo primeiro-ministro japonês, Shigeru Ishiba, na abertura da nona Conferência Internacional de Tóquio sobre o Desenvolvimento Africano (TICAD), em Yokohama, a sul da capital, copresidida pelo Japão e por Angola. "Fortaleceremos a conectividade regional e construiremos uma zona económica livre e justa", declarou Ishiba.
Já sobre a aproximação do Japão ao continente africano, o primeiro-ministro de Cabo Verde considerou esta quarta-feira que o Japão é "um excelente parceiro" de África para impulsionar o crescimento das economias e usar os recursos do continente de forma mais rentável.
"O Japão, com a sua experiência em conhecimento, tecnologia e cooperação pragmática, é um excelente parceiro para impulsionarmos conjuntamente o crescimento sustentável das economias africanas e fazermos um uso mais rentável dos imensos recursos naturais de África", disse Ulisses Correia e Silva.
Mais lidas