Marcelo recorda Balsemão, "figura marcante" da democracia
Da política à comunicação social, Balsemão foi uma das figuras mais marcantes do Portugal democrático, diz o Presidente da República.
“Foi uma das figuras mais marcantes dos últimos sessenta anos. Portugal deve-lhe imenso”. As palavras são do Presidente da República, que logo após a nota de pesar oficial, falou na SIC Notícias sobre o falecimento do fundador da Impresa e antigo primeiro ministro.
“Foi marcante na política e na comunicação social”, enfatizou Marcelo Rebelo de Sousa. “Foi deputado da Ala Liberal, coautor de projetos de mudança da constituição, da lei de imprensa, da lei de associação, da lei da liberdade religiosa, para mudar o Portugal democrático”Figura m.
Depois, claro, fundou o PSD, foi “parlamentar, governante, primeiro-ministro”.
“Foi dos conselheiros de Estado com maior presença nesse cargo”, enfatizou o Chefe de Estado, e “tinha prestígio internacional”.
Na comunicação social “não houve nada que não tenha tentado revolucionar”. “Revolucionou quer a imprensa escrita quer a televisiva, num longo percurso que começou ainda na ditadura. Era um visionário, um pioneiro, um criativo muito determinado e trabalhador. Esteve praticamente em todos os grandes combates desde os anos 60 quando tive oportunidade de ser colaborador dele no Expresso”, disse Marcelo Rebelo de Sousa.
“Portugal votará amanhã no conselho de ministros um luto nacional que assinarei imediatamente a seguir”, avançou o Chede de Estado.
Mais lidas