pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Irão anunciou aumento da produção de urânio enriquecido

O porta-voz da Organização de Energia Atómica do Irão, Behrouz Kamalvandi, disse que o país está a substituir as máquinas de primeira geração por equipamento avançado de sexta geração na central de enriquecimento nuclear de Fordo, a sul de Teerão.

Irão aumenta produção de urânio enriquecido com equipamento avançado na central nuclear de Fordo
Irão aumenta produção de urânio enriquecido com equipamento avançado na central nuclear de Fordo AP
12 de Junho de 2025 às 11:22

O Irão prevê um aumento significativo da produção de urânio enriquecido, depois de as Nações Unidas terem adotado uma resolução que condena o país pelo incumprimento das obrigações sobre energia nuclear.

A resolução foi adotada pela Agência Internacional da Energia Atómica (AIEA) das Nações Unidas.

Após ter sido conhecida a decisão da agência da ONU, o porta-voz da Organização de Energia Atómica do Irão, Behrouz Kamalvandi, disse que o país está a substituir as máquinas de primeira geração por equipamento avançado de sexta geração na central de enriquecimento nuclear de Fordo, a sul de Teerão.

O responsável iraniano acrescentou que as mudanças significam que a produção de "material enriquecido vai aumentar significativamente".

O texto da resolução da Agência Internacional de Energia Atómica foi redigido pelo Reino Unido, pela França e pela Alemanha (o chamado grupo E3, ou os três europeus), em associação com os Estados Unidos.

A resolução foi aprovada em Viena, sede da AIEA, por 19 dos 35 países participantes, disseram várias fontes diplomáticas à agência de notícias France-Presse (AFP).

A Rússia, a China e o Burkina Faso votaram contra.

Onze países, incluindo a África do Sul, a Índia, o Paquistão, o Egito, a Indonésia e o Brasil, abstiveram-se, segundo a AFP.

Anteriormente, o Ministério dos Negócios Estrangeiros do sultanato de Omã anunciou a realização da sexta ronda de negociações entre os Estados Unidos da América e o Irão sobre o programa nuclear de Teerão.

A reunião vai realizar-se em Mascate, capital de Omã, no domingo.

O anúncio feito hoje pelo ministro dos Negócios Estrangeiros de Omã, Badr al-Busaidi, e ocorre na altura em que os Estados Unidos estão a reduzir a presença de funcionários diplomáticos que não são considerados essenciais no Médio Oriente devido à agitação regional.

O Irão já tinha anunciado a realização da sexta ronda de conversações, mas a diplomacia de Omã, entidade mediadora, ainda não tinha confirmado o encontro.

Os Estados Unidos não fizeram qualquer comentário sobre a sexta ronda negocial.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio