pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Espanhóis compram a franceses o primeiro 5 estrelas The One no Porto

A H10 Hotels confirmou ao Negócios que adquiriu o Le Monumental Palace ao grupo Centaurus, que o tinha comprado a Mário Ferreira, por 38 milhões de euros, em 2018, cinco anos depois de o dono da TVI ter adquirido o edifício ao BES. Vai ser rebatizado como The One Monumental Palace.

16:01

Inaugurado em novembro de 1930, o Monumental era o maior café de Portugal e considerado um dos mais luxuosos da Península Ibérica.

Tendo por cima a pensão com o mesmo nome, o Café Monumental dispunha ainda de 24 mesas de bilhar e era também famoso por ser um local cheio de música - tinha uma grande sala de concertos onde, diariamente, tocavam duas orquestras ao vivo.

Situado a poucos metros da Câmara do Porto, o edifício neoclássico datado de 1923 viria a cair nas mãos do BES, que o vendeu, em 2013, um ano antes da queda do banco, ao empresário Mário Ferreira.

Preservada a fachada deste imóvel, que esteve décadas ao abandono, as obras de reabilitação, bastante polémicas, demoraram três anos.

No verão de 2018, pouco tempo antes da abertura do hotel, Mário Ferreira vendia o Monumental ao grupo francês Paris Inn Group, detentor da marca hoteleira de luxo Maison Albar, por cerca de 38 milhões de euros, com o empresário a encaixar uma mais-valia de 10 milhões.

Minhoto Maison Albar – Amoure não entrou na transação

Aberto em setembro de 2018 e oficialmente inaugurado a 29 de janeiro do ano seguinte, o Maison Albar - Le Monumental Palace foi agora vendido pelo redenominado grupo Centaurus (ex-Paris Inn Group) à H10 Hotels.

A transação, avançada pelo Negócios esta quinta-feira, 13 de novembro, acaba de ser confirmada pelo grupo espanhol. “A H10 Hotels adquire um exclusivo hotel cinco estrelas no centro histórico do Porto, com 76 quartos, localizado na Avenida dos Aliados, em frente à Praça da Liberdade, até então operado pela empresa francesa Maison Albar Hotels e conhecido como Le Monumental Palace”, afirma a cadeia hoteleira sediada em Barcelona.

O hotel portuense do grupo H10 passará a chamar The One Monumental Palace, que integra um restaurante com estrela Michelin – o Le Monument, comandado pelo chef Julien Montbabut, um outro chamado La Mezzanine, o Bar Americain, assim como o Yakuza, com culinária de fusão japonesa, do chef Olivier da Costa.

Esta é a terceira unidade do grupo espanhol, que detém já dois hotéis em Lisboa – o H10 Duque de Loulé Boutique e o The One Palácio da Anunciada.

A H10 Hotels opera sob as insígnias The One, H10, H10 Horizons Collection e Ocean, com um total de 70 hotéis em nove países, disponibilizando mais de 16 mil quartos.

Já o grupo Ceutaurus, que vendeu o seu cinco estrelas no Porto à H10, também detém o Maison Albar – Amoure, em Vila Verde, distrito de Braga, que tem 26 quartos. Aberto desde junho do ano passado, este hotel minhoto ficou fora da transação, garantiu fonte oficial do grupo francês ao Negócios.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio