A carregar o vídeo ...
Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Livro de ex-membro da Casa Branca mostra que Trump pediu ajuda a Xi para ganhar eleições

O livro do antigo conselheiro do departamento de Segurança dos Estados Unidos mostra que o líder da Casa Branca pediu ajuda ao presidente chinês para ganhar as eleições deste ano. O departamento da Justiça norte-americano está a tentar impedir a sua publicação.

Reuters
Gonçalo Almeida goncaloalmeida@negocios.pt 18 de Junho de 2020 às 11:11
  • Assine já 1€/1 mês
  • 5
  • ...
John Bolton, ex-conselheiro de Segurança Nacional da Casa Branca, refere que o atual presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pediu ajuda ao homólogo chinês Xi Jinping para ganhar as eleições presidenciais deste ano, ao garantir que comprava mais produtos agrícolas norte-americanos.

A revelação é parte de um livro do antigo conselheiro de Segurança chamado The Room Where It Happened (A Sala Onde Tudo Aconteceu, na tradução para português) sobre a sua experiência do tempo em que trabalhou na Casa Branca, com Donald Trump.

Bolton é um republicano que teve muita influência na Casa Branca, principalmente nos anos que se seguiram ao atentado às Torres Gémeas, a 11 de setembro de 2001. O seu novo livro será lançado na próxima semana, terminando uma coleção de títulos que descrevem a Casa Branca na era de Trump. 

Contudo, depois de se conhecer um excerto da obra, o Departamento de Justiça norte-americano reagiu de imediato e pediu que a sua publicação fosse travada. Mas o The New York Times e o Washington Post publicaram excertos do livro na passada quarta-feira. 

Na obra, Bolton descreve uma discussão entre Trump e o presidente da China, Xi Jinping, na última cimeira do G20, realizada no Japão, em que o líder dos Estados Unidos pede ao homólogo chinês que o ajude a ganhar as eleições marcadas para este ano.  

O ex-assessor de Segurança disse que o resultado espelha a "interferência na mente de Trump da sua própria política com os interesses nacionais", assegurando que o presidente da maior economia do mundo faz escolhas políticas diariamente apenas para benefício próprio.

O porta-voz da campanha de Trump, Tim Murtaugh, reagiu às cópias divulgadas do livro, garantindo que se tratava de "um absurdo".
Ver comentários
Saber mais Segurança Nacional da Casa Branca Donald Trump Xi Jinping John Bolton Estados Unidos diplomacia política
Outras Notícias