Morreu Ariel Sharon, um dos mais importantes líderes israelitas
O gabinete de Netanyahu confirmou este sábado, 11 de Janeiro, a morte de Ariel Sharon, o antigo general que foi um dos mais importantes líderes israelitas.
Foi Ariel Sharon que comandou a invasão do Líbano, em 1982, e obrigado a renunciar nesse mesmo ano devido a um polémico ataque a um campo de refugiados palestiniano.
Nove anos depois, chegou à liderança do Governo de Israel, tendo sido reconduzido dois anos depois.
Grande defensor da colonização dos territórios palestinianos, este líder da direita israelita organizou, em 2005, a retirada de israel da Faixa de Gaza e o desmantelamento das colónias instaladas na região.
Em Dezembro de 2005, já depois de ter abandonado o Likud e formado um novo partido, sofre um pequeno derrame que o obriga a ser hospitalizado. Recupera, mas a 4 de Janeiro do ano seguinte teve um acidente vascular cerebral que o atira para coma durante oito anos.
No final de 2013 os médicos chegaram a registar alguma melhoria no seu estado, notando que a actividade cerebral intensifica-se quando lhe são mostradas fotografias da família, mas nos últimos dias o seu estado de saúde tinha piorado consideravelmente.
Faleceu hoje num hospital perto de Telavive, aos 85 anos.
Mais lidas