Apesar de turbulência, Banco Nacional da Suíça sobe juros em 50 pontos base
Após a turbulência vivida no setor da banca na Suíça e que levou à compra do segundo maior banco do país, o Credit Suisse, pelo maior banco, o UBS, o Banco Nacional Suíço (BNS) optou por subir a taxa de juro de referência em 50 pontos base esta quarta-feira, em linha com as expectativas do mercado.
PUB
Sobre a recente crise na banca, os responsáveis do BNS consideram que as medidas para apoiar o Credit Suisse "puseram fim à crise", afirmaram em comunicado, acrescentando que "o SNB está a providenciar grandes quantias de liquidez em assistência em francos suíços e moeda estrangeira".
O banco central disse ainda que mais subidas das taxas de juro não podiam ser descartadas e que estava disposto a intervir no mercado cambial se necessário. A quarta subida dos juros diretores por parte do banco central suíço acontece numa altura em que a inflação se encontra nos 3,4%, acima dos 0 a 2% desejados.
PUB
O autoridade monetária também ajustou as expectativas económicas. Prevê agora que a economia suíça cresça 1% este ano, um valor mais elevado do que a antiga previsão de 0,5%. Relativamente à inflação, a estimativa é que seja de 2,6% em 2023, 2% em 2024 e 2025.
A decisão do BNS vai ao encontro da decisão do BCE da semana passada que também realizou um incremento dos juros diretores. Já a Reserva Federal norte-americana aumentou em 25 pontos base as taxas de juro de referência, ao passo que o Banco de Inglaterra se reúne hoje e é esperado um incremento dos juros em 50 pontos.
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Banco Nacional da Suíça Suíça Credit Suisse BNS UBS Banco Nacional Suíço serviços financeiros banca banco central mercado financeiroMais lidas
O Negócios recomenda