Draghi: Europa tem de "fazer muito mais" para conseguir lidar com a próxima crise
O presidente do Banco Central Europeu (BCE) reconhece que a Europa fez um caminho positivo na resposta à crise, resolveu vários problemas e muniu-se de ferramentas para lidar com uma crise futura. Mas adverte que é preciso "fazer muito mais" e "aprofundar a integração monetária".
PUB
Respondendo a questões no âmbito da iniciativa #askdraghi (na qual os cidadãos europeus podem colocar questões ao presidente do BCE), Mario Draghi afirma que "foram efectuados progressos significativos em todas as frentes", sendo que "muitas economias são actualmente mais competitivas e a dívida pública diminuiu", mas é preciso "fazer muito mais".
Respondendo à questão se a Europa está preparada para lidar com uma nova grande crise económica, o presidente reforçou que "a situação mudou, mas temos que continuar a actuar a nível da competitividade e da dívida" e temos "de aprofundar a integração monetária".
PUB
Quando questionado se a Europa vai recuperar totalmente da recessão, Draghi assinalou que a "última recessão foi a mais severa desde a Grande Depressão dos anos 30", com milhões de pessoas a perderam o emprego. "Mas a economia está agora a crescer há quatro anos e foram criados mais de 7 milhões de postos de trabalho", salientou.
PUB
Mario Draghi adverte que os números da recuperação "têm que ser olhados com cuidado e que os empregos criados têm de ter mais qualidade". "A situação é definitivamente mais favorável, mas temos que continuar a melhorar", afirmou o presidente do BCE, acrescentando que a recuperação foi possível devido à política monetária expansionista do banco central.
PUB
Quanto ao impacto da evolução da inteligência artificial no mercado de trabalho, Mario Draghi assinala que no passado, com os avanços da tecnologia, foram mais os empregos criados do que os destruídos. "E podemos estar relativamente optimistas que assim será" no futuro, afirmou o presidente do BCE, ressalvando a importância de os trabalhadores que perdem o emprego devido aos avanços da tecnologia, encontrarem emprego noutras áreas.
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais presidente do Banco Central Europeu presidente do BCE BCE Mario DraghiMais lidas
O Negócios recomenda