Política Monetária Casa Branca avaliou legalidade de despromoção de Powell

Casa Branca avaliou legalidade de despromoção de Powell

As críticas de Donald Trump ao presidente da Fed não são novas, tendo chegado a circular notícias de que o presidente dos EUA queria demitir Jerome Powell. A Bloomberg noticia agora que a Casa Branca esteve a analisar, em fevereiro, a legalidade de despromover o responsável.
Casa Branca avaliou legalidade de despromoção de Powell
Reuters
Sara Antunes 18 de junho de 2019 às 18:42

A Casa Branca analisou a legalidade de despromover o presidente da Reserva Federal (Fed), Jerome Powell, em fevereiro, de acordo com a Bloomberg que cita fontes próximas do assunto.

 

A equipa de conselheiros da Casa Branca esteve assim a avaliar as implicações legais de retirar a presidência a Powell e colocá-lo como governador da Fed, segundo as mesmas fontes. O que seria uma decisão sem precedentes, destaca a Bloomberg.

 

Esta avaliação ocorreu pouco tempo depois de ter sido noticiado que Donald Trump estava a ponderar despedir Powell. Em dezembro, o canal de televisão CNN divulgou que o presidente dos EUA teria sondado os seus assessores sobre se teria base legal para demitir Jerome Powell. Um dia depois o secretário do Tesouro dos EUA, Steve Mnuchin, garantiu que este cenário não estava em cima da mesa.

 

A conclusão desta análise terá sido partilhada apenas com o núcleo duro dos conselheiros de Trump, de acordo com as mesmas fontes.

 

Fonte oficial da Casa Branca rejeitou comentar sobre o que considerou ser alegadas discussões tidas há meses. O conselheiro económico de Trump, Larry Kudlow, afirmou que despromover Powell não está atualmente a ser considerado.

 

Já a porta-voz da Fed, Michelle Smith, afirmou, através de um email que "segundo a lei, a cadeira da administração da Reserva Federal só pode ser retirada com uma justificação."

 

As críticas de Trump a Powell remontam ao ano passado, com o presidente dos EUA a defender que a Fed devia cortar os juros do país e têm sido constantes.




pub

Marketing Automation certified by E-GOI