Centeno deve participar na próxima reunião do BCE, dias após fim do mandato
Atraso na definição do próximo governador leva Centeno a Frankfurt já depois da data do final do mandato.
- 3
- ...
Com Mário Centeno a terminar o mandato já neste fim-de-semana e sem uma nomeação rápida do novo governador do Banco de Portugal (BdP), o ex-ministro das Finanças português deverá participar nas próximas decisões do Banco Central Europeu (BCE), já na próxima semana e em setembro.
A notícia é avançada pelo jornal Público, nesta segunda-feira, 14 de julho.
O próximo Conselho de Governadores (que junta todos os bancos centrais do euro) está marcado para 23 e 24 de julho em Frankfurt. A reunião ocorre menos de uma semana depois do fim do mandato de Mário Centeno, mas, sem a nomeação pelo Governo de um novo governador, o líder do banco central português deverá continuar a sentar-se - e a decidir - juntamente com os outros governadores.
Centeno poderá ainda participar na reunião do BCE para 10 e 11 de Setembro. É que apesar de o nome do governador ser designado pelo Governo, sob proposta do ministro das Finanças, o novo governador terá de ser ouvido pela comissão parlamentar competente (a de Orçamento e Finanças), que dará o seu "parecer fundamentado", lê-se na lei orgânica do BdP.
Os trabalhos da Assembleia da República acabam no dia 18 deste mês, com entrada para férias parlamentares, e só serão retomados a dia 9 de setembro, escreve o jornal.
Mais lidas