pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Governo nomeia Santos Pereira como governador do Banco de Portugal

Ex-ministro do PSD é atualmente economista-chefe na OCDE. Irá suceder a Mário Centeno que estava à frente do Banco de Portugal desde 2020. Governo elogia "independência" de Álvaro Santos Pereira e diz que é preciso "sangue novo" no BdP.

Álvaro Santos Pereira irá suceder a Mário Centeno que estava no cargo desde 2020.
Álvaro Santos Pereira irá suceder a Mário Centeno que estava no cargo desde 2020. Vítor Mota
24 de Julho de 2025 às 14:12

O Governo nomeou esta quinta-feira o economista Álvaro Santos Pereira para governador do Banco de Portugal (BdP). O ex-ministro do PSD é atualmente economista-chefe na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) e era o nome mais falado para suceder a Mário Centeno, tal como tinha avançado o Negócios.

O nome de foi proposto pelo ministro das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento, e aprovado na reunião de Conselho de Ministros desta quinta-feira. 

Em conferência de imprensa após a reunião, o ministro da Presidência, António Leitão Amaro justificou a nomeação, dizendo que Álvaro Santos Pereira "é um profundo conhecedor da economia portuguesa e internacional, e conhecedor do sistema financeiro". "É uma e, tal como o doutor Gabriel Bernardino [nomeado para a Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF)], é uma pessoa que triunfou por mérito próprio, no plano internacional, como especialista independente nas suas áreas", disse.

O , com currículo em instituições ou organizações de relevo internacionais.

Álvaro Santos Pereira, de 53 anos, foi professor universitário no Canadá e no Reino Unido, e foi escolhido por Pedro Passos Coelho para ministro da Economia, em 2011. Em 2014, foi nomeado diretor de estudos nacionais do Departamento de Economia da OCDE e, em junho do ano passado, foi promovido a economista-chefe da organização sediada em Paris.

Irá suceder a Mário Centeno que estava no cargo desde 2020. Mário Centeno nunca escondeu, porém, que gostaria de ser reconduzido no cargo, como prevê a lei. Mas a  levou à sua não recondução do cargo. É a primeira vez que um governador do BdP não é reconduzido em 20 anos.

Questionado sobre porque é que Mário Centeno não foi reconduzido no cargo, António Leitão Amaro referiu que o Governo decidiu escolher alguém que entende ser "melhor" para o cargo. "Entendemos que o professor Álvaro Santos Pereira serve melhor os objetivos que se pretendem para um banco central, que é autoridade de supervisão e que tem responsabilidade de estudos e estatísticas, e é parte do eurosistema e do mecanismo europeu de supervisão".

O ministro da Presidência destacou ainda que Álvaro Santos Pereira é "a melhor escolha" por ser "independente", "não vem nem de dentro do banco nem vem de um Governo". "É independente e, com muito mérito pessoal, um economista altamente reconhecido", reiterou. "O seu grande reconhecimento e credibilidade internacional prestigiam e reforçam o papel do BdP".

Apesar de ter sido ex-ministro da Economia do Governo de Passos Coelho, António Leitão Amaro defendeu a "independência" de Álvaro Santos Pereira. "Não é governante há mais de uma década, não é membro de nenhum partido político. É independente”, frisou. Sem se pronunciar diretamente sobre Mário Centeno – que saiu diretamente do cargo de ministro das Finanças para o Largo de São Julião –, acrescentou que "a boa preservação de independência diz que não se deve sair de um Governo para um banco central por um período mínimo de dois ou três anos".

nome proposto pelo Governo para novo governador do BdP deverá agora ser ouvido pelo Parlamento, após a pausa para as férias parlamentares. António Leitão Amaro conta que Álvaro Santos Pereira receba um parecer favorável da comissão de Orçamento, Finanças e Administração Pública (COFAP), apesar de não ser vinculativo, e que se possa dar ao BdP "sangue novo" e uma liderança "de grande credibilidade, reconhecimento e competência técnica".

(notícia atualizada)

Ver comentários
Publicidade
C•Studio