Aurora Dourada perde financiamento estatal

O partido de extrema-direita grego vai deixar de beneficiar das subvenções estatais que o regime helénico prevê para os partidos representados no parlamento.
David Santiago 23 de Outubro de 2013 às 16:44

O parlamento grego aprovou na última madrugada, por uma larga maioria, com 235 votos favoráveis num total de 300 deputados, legislação que irá implicar que o partido radical Aurora Dourada deixe de receber financiamento estatal.

 

PUB

A legislação aprovada prevê que os partidos cujos líderes ou, em que no mínimo, um quinto dos deputados esteja acusado de crimes de terrorismo ou associação criminosa, deixem de receber subvenções estatais.

 

Esta lei, feita à medida do Aurora Dourada, pretende estancar a influência que o partido tem crescentemente ganho na sociedade grega e surge depois de na semana passada o parlamento de Atenas ter levantado a imunidade parlamentar a seis deputados da extrema-direita que estavam acusados de vários crimes. O assassinato de um conhecido rapper, por um indivíduo ligado ao Aurora Dourada, espoletou uma série de medidas que pretendem enfraquecer este partido.

PUB

 

O porta-voz do partido, Ílias Kasidiaris, classifica esta lei como “ilegal e inconstitucional” que constitui “uma clara violação do direito à presunção de inocência até prova em contrário”, naquilo que é, segundo a narrativa do Aurora Dourada, uma inversão do ónus da prova.

 

PUB

Recorde-se que desde o surpreendente resultado do Aurora Dourada nas últimas legislativas, este partido tem vindo a ganhar crescente relevância na sociedade helénica, beneficiando da constante instabilidade social. Este panorama tem vindo a assustar diversos responsáveis políticos e analistas, temerosos de um resultado ainda mais fortalecido nas próximas eleições.

Saber mais sobre...
Saber mais Aurora Dourada Grécia política
Pub
Pub
Pub