Estratega de Trump diz que a imprensa deve "manter a boca fechada"

Stephen K. Bannon, estratega do presidente dos EUA na Casa Branca, lançou farpas à imprensa norte-americana, dizendo que esta foi humilhada pelos resultados das eleições presidenciais. E que, como partido da oposição que é, devia "ficar caladinha".
Steve Bannon
Reuters
Carla Pedro 27 de Janeiro de 2017 às 01:14

"Os media deviam estar embaraçados" devido aos resultados das eleições presidenciais do passado dia 8 de Novembro, que poucos anteciparam, comentou em entrevista telefónica ao The New York Times o principal estratega de Trump na Casa Branca, Stephen K. Bannon (na foto).

PUB

Bannon aludia ao facto de a esmagadora maioria das projecções divulgadas pelos media ter apontado que a candidata democrata Hillary Cliton seria a vencedora das eleições presidenciais. O The New York Times, por exemplo, apontou uma probabilidade de 85% de Clinton sair vitoriosa, recorda o The Guardian.

"É por isso que vocês não têm qualquer poder. Foram humilhados", atirou o estratega e conselheiro sénior do novo residente da Casa Branca.

PUB

Segundo Bannon, a imprensa, que considera ser "o partido da oposição", devia "manter a boca fechada". "Os meios de comunicação social deviam ficar caladinhos e durante algum tempo limitarem-se a ouvir", salientou.

"Quero que me citem: os media são o partido da oposição. Eles não percebem este país. E continuam a não compreender por que motivo é que Donald Trump é presidente dos Estados Unidos", afirmou .

PUB

Estas afirmações, recorda o NYT, surgem numa altura de alta tensão entre os meios de comunicação social e a Administração Trump, a começar pelos relatos quanto ao número de pessoas que esteve presente no Mall de Washington no seu dia de tomada de posse, a 20 de Janeiro, para o aclamar. Trump diz que pelo menos meio milhão de pessoas marcou presença no evento, mas os números da imprensa são bem menores.

Bannon, que raramente concede entrevistas a jornalistas que não pertençam ao Breibart News, o website de extrema direita que geriu até Agosto de 2016, seguiu assim a linha dos comentários de Trump no passado fim-se-semana, quando o presidente disse que estava numa "guerra para durar" com os media – tendo aproveitado para dizer que os jornalistas estão entre as pessoas mais desonestas à face da Terra, recorda o NYT.

PUB

O novo presidente dos EUA tem reiterado que os jornalistas fizeram campanha contra si, promovendo a candidata democrata, Hillary Clinton, na corrida à Casa Branca. Os jornalistas de política foram "activistas acérrimos da campanha de Cliton", afirmou recentemente Trump.

 

PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Stephen K. Bannon Trumo imprensa media
Pub
Pub
Pub