Sondagem: PSD sobe, mas fosso para o PS continua a aumentar
Quase um ano depois o PSD voltou a subir nas intenções de voto. Porém, os social-democratas voltaram a perder terreno para o PS. De acordo com a sondagem da Eurosondagem para a SIC e o Expresso, divulgada esta sexta-feira, 7 de Abril, em Abril o PS cresceu um ponto percentual para 39,3% das intenções de voto.
PUB
Já o PSD subiu meio ponto para 29,3%, o que apesar de representar a primeira subida no barómetro da Eurosondagem do partido liderado por Passos Coelho desde Julho do ano passado, significa que os social-democratas viram a distância para o PS aumentar uma vez mais, fixando-se agora nos 10 pontos percentuais.
PUB
Em Abril os dois maiores partidos portugueses foram mesmo os únicos a ver reforçadas as intenções de voto. Relativamente a Março, o Bloco de Esquerda cedeu 0,2 pontos para 9%, a CDU (coligação entre PCP e Verdes) perdeu meio ponto para 7,5%, e o CDS registou mesmo a maior descida, com os centristas a recuarem quase um ponto para 6,4%. Entre as forças com assento parlamentar também o PAN caiu para 1,4% das intenções de voto.
PUB
O estudo da Eurosondagem foi realizado entre os dias 30 de Março e 5 de Abril, pelo que poderá já reflectir em certa medida a entrevista concedida, na passada terça-feira, por António Costa, à Rádio Renascença. Entrevista em que o primeiro-ministro admitiu que, mesmo que os socialistas venham a conquistar maioria absoluta nas próximas legislativas, "seria útil" manter os acordos de incidência parlamentar com os partidos da esquerda (BE, PCP e Verdes).
PUB
Por outro lado, este barómetro não permite ainda medir os efeitos resultantes da entrevista dada na última noite pelo presidente do PSD à SIC. Passos Coelho garantiu que não se demitirá da liderança social-democrata independentemente do resultado do PSD das autárquicas agendadas para o próximo dia 1 de Outubro, eleições para as quais o partido parte com o objectivo de superar o PS.
PUB
Todos os líderes aumentar níveis de popularidade
PUB
De Março para Abril todos os principais líderes políticos viram a respectiva popularidade aumentar. Na dianteira continua o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, cujo nível de aceitação cresceu 1,8 pontos para um saldo global positivo de 60 pontos.
PUB
António Costa (+1,7 pontos) e Passos Coelho (1,6 pontos) registaram variações idênticas para saldos positivos de 33,5 pontos e 11,9 pontos, respectivamente. Também o secretário-geral comunista, Jerónimo de Sousa (+1,4 pontos), e a presidente centrista, Assunção Cristas (+1,5 pontos), tiveram subidas similares para avaliações globais na casa dos 11 pontos. Em último surge a coordenadora bloquista, Catarina Martins, cuja popularidade cresceu ligeiramente para um total de 8,1 pontos.
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Eurosondagem PSD PS BE CDS PCP PAN CDU Verdes Passos Coelho Catarina Martins António Costa Jerónimo de Sousa Marcelo Rebelo de Sousa Assunção CristasMais lidas
O Negócios recomenda