Inédito: Marcelo vence em todos os distritos numa primeira eleição
Marcelo Rebelo conseguiu um facto inédito: venceu em todos os distritos, algo que nunca nenhum candidato conseguiu à primeira eleição. Tanto Mário Soares como Cavaco Silva conseguiram o pleno em todos os distritos, mas foi na eleição para o seu segundo mandato. E na maioria dos distritos, Marcelo ganhou com mais de 50% dos votos.
PUB
Este título foi alcançando por uma unha negra, já que em Beja, onde raramente a direita consegue ganhar, o antigo comentador só ultrapassou Sampaio da Nóvoa por 141 votos. Aí, Marcelo obteve 31,71% dos votos contra 31,47% de Nóvoa.
Também em Évora, distrito de forte implantação da esquerda, em particular do PCP, o ex-comentador político alcançou 38% dos votos, a uma distância de oito pontos do seu principal rival. No distrito mais a Sul do Continente, a vitória de Marcelo foi esmagadora, otendo 47,6% dos votos, o dobro de Sampaio da Nóvoa.
PUB
No total, e quando falta apenas conhecer os resultados de 14 consulados e da freguesia do Muro, na Trofa, Marcelo Rebelo de Sousa conseguiu vencer por maioria (com mais de 50% dos votos) em 12 distritos e duas regiões autónomas. Só em seis distritos é que o ex-presidente do PSD não conseguiu chegar à maioria absoluta, todos abaixo da linha de Portalegre. Em Lisboa, esteve muito perto do limiar dos 50%. No Centro e Norte, conseguiu sempre mais de metade dos votos.
O distrito em que Marcelo consegue a melhor votação é Viseu, conhecido como "Cavaquistão" devido à implantação do PSD – que assim se confirma: o novo Presidente obtém 62,6% dos votos. Sampaio da Nóvoa ficou-se pelos 18,8%. O pior resultado foi em Beja.
PUB
(Notícia actualizada às 00:37 com mais informação)
A importância das entrelinhas
O vírus do Estado
Mais um erro do PS?
Relembrar Ernâni Lopes
Mais lidas
O Negócios recomenda