Passos Coelho: "A recuperação talvez possa parecer lenta mas será segura"
"O nosso pressuposto quando elaboramos estes dois programas foi não abandonar o rigor e a disciplina orçamental, porque devem sustentar o crescimento." Foi assim que Passos Coelho descreveu, na abertura do debate quinzenal desta sexta-feira, 17 de Abril, a estratégia na base da elaboração do Programa Nacional de Reformas e do Programa de Estabilidade, que incluem a redução gradual da sobretaxa de IRS mas um novo corte nas pensões.
PUB
Passos Coelho reconheceu que os programas incluem "medidas restritivas" que prejudicam o crescimento. "Iremos manter a disciplina desagravando as medidas extraordinárias que tivemos de aplicar", prometeu. Ainda assim, "o país terá nos próximos quatro anos, de acordo com o cenário macroeconómico, a possibilidade de retomar um crescimento mais robusto do que teve nos últimos anos".
PUB
PUB
PUB
"A recuperação talvez possa parecer lenta, mas é uma recuperação que será segura", afiançou o primeiro-ministro.
PUB
O primeiro-ministro relembrou a questão da redução da TSU, que será abordada ao abrigo "da flexibilidade consentida pela interpretação do Pacto de Estabilidade e Crescimento por parte da Comissão Europeia". "Essa flexibilidade deverá ser procurada de modo a poder sustentar uma reforma na Segurança Social que permita o plafonamento para os novos contribuintes, fazer também uma redução progressiva dos custos fiscais e contributivos do trabalho junto das empresas, e utilizar a cláusula de flexibilidade aliada ao investimento para aumentar ainda mais a execução do PETI 3+ e do plano Juncker", antecipou Passos Coelho.
PUB
O "quadro realista" do Governo tem, contudo, resultados que não são satisfatórios a nível do desemprego. "É talvez o resultado mais desapontante, porque não conseguiremos ter a taxa de desemprego abaixo de 10%" até 2019, reconheceu Passos Coelho. Também nas exportações, ainda que o contributo seja "positivo", será "muito modesto".
Saber mais sobre...
Saber mais Passos Coelho Programa Nacional de Reformas Programa de Estabilidade Comissão Europeia Segurança Social política GovernoO imperativo categórico
Esperteza saloia
Mais lidas
O Negócios recomenda