PCP fala em “derrota dos partidos que defendem o capital”

A reacção dos comunistas portugueses à aparente vitória do Syriza nas eleições legislativas deste domingo centrou-se na constatação da “derrota” de todos aqueles que tentaram “condicionar a expressão eleitoral do povo grego”. A vitória do Syriza representa a “rejeição do rumo de empobrecimento”, defende o eurodeputado comunista João Ferreira.
joão ferreira PCP
Miguel Baltazar/Negócios
David Santiago 25 de Janeiro de 2015 às 20:14

O Partido Comunista Português, mais do que exultar a provável vitória do Syriza nas legislativas deste domingo, preferiu realçar o que designou de "derrota dos partidos que defendem o capital". João Ferreira, eurodeputado pelo PCP, considera que estes "resultados representam uma derrota para aqueles que no quadro da União Europeia (UE) tentaram, através de pressões, condicionar a expressão eleitoral do povo grego".

PUB

 

A derrota do Nova Democracia representa uma "rejeição da política imposta por sucessivos programas de ajustamento e do rumo de empobrecimento e desastre económico social".

PUB

 

Em relação ao resultado expectável do Partido Comunista Grego (KKE na sigla helénica), que tendo em conta a contagem oficial de votos provisória aponta para um resultado na casa dos 5%, João Ferreira valoriza a permanência dos comunistas helénicos no parlamento.

PUB

 

"Este resultado contribuirá para continuar a defender os trabalhadores gregos", sintetizou o militante comunista.

PUB

 

Em jeito de alerta para aquilo que os tempos vindouros poderão trazer, Ferreira anunciou que "o PCP alerta para as manobras daqueles, que no quadro da UE procuraram a continuação do domínio da UE".

 

PUB

Por fim, e em relação a Portugal, o PCP identifica apenas um caminho para o futuro: "um caminho que passa pela ruptura com a política de direita que afirme os interesses do país".

Pub
Pub
Pub