PS afirma que ao fim de 43 anos acabou o poder absoluto na Madeira
"A confirmarem-se as projeções, ao fim de 43 anos, acabou o poder absoluto na Madeira" e "o PSD não voltará a ter maioria absoluta", declarou Ana Catarina Mendes na reação da direção nacional do PS às projeções sobre os resultados das eleições para a Assembleia Legislativa Regional da Madeira.
PUB
Ana Catarina Mendes salientou que, nestas eleições, o PS "obterá o seu melhor resultado de sempre em regionais da Madeira", prevendo-se que "mais do que triplique" o seu número de mandatos na Assembleia Legislativa.
"Quero saudar todos os socialistas e simpatizantes do PS que se empenharam nestas eleições para um grande resultado na Região Autónoma da Madeira. Tudo isto nos leva a dizer que o PS continua mobilizado para o próximo dia 06 de outubro", disse, aqui numa alusão às eleições legislativas.
PUB
Perante os jornalistas, a secretária-geral adjunta socialista começou por se congratular com o aumento da taxa de participação, "o que diz muito da vontade de mudança na Região Autónoma da Madeira".
Questionada se fica satisfeita com um segundo lugar que retira a maioria absoluta ao PSD, a "número dois" da direção nacional do PS alegou que o seu partido pediu aos eleitores "que lhe dessem uma grande vitória".
"Estamos ainda a falar de projeções e os resultados estão em aberto. Como disse o secretário-geral do PS/Madeira [João Pedro Vieira], até ao final da noite, tudo está em aberto. Mas, a confirmarem-se as projeções, este é um excelente resultado para o PS", insistiu Ana Catarina Mendes.
PUB
Segundo a projeção da RTP/Católica, o PSD deverá vencer as eleições legislativas regionais na Madeira, com 37% a 41% dos votos, estimativa que a concretizar-se lhe retira a maioria absoluta no parlamento
PUB
De acordo com a projeção, o PSD elege entre 19 e 23 dos 47 deputados da assembleia regional, enquanto o PS alcança 34% a 38% dos votos (17 a 21 mandatos), o CDS-PP de 5% a 7% (dois a três deputados), e o Juntos Pelo Povo (JPP) 3% a 5% (uma a dois mandatos).
Segue-se a CDU, com 1% a 3%, o BE, também com 1% a 3%, e o PAN, com 1% a 2% - partidos que podem ou não eleger um deputado.
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais PS Assembleia Legislativa Regional da Madeira PSD Madeira Ana Catarina MendesUm caminho que se abriu
Fed dividida e às escuras
O autogolo da China nas terras raras
Mais lidas
O Negócios recomenda