Rajoy prepara remodelação governamental para contornar caso Bárcenas
O jornal espanhol “El Confidencial” noticia esta segunda-feira que a “rentrée” do Executivo em Espanha pode acontecer com mudanças, já que Rajoy estará a preparar uma remodelação governamental.
PUB
Esta será a forma encontrada por Mariano Rajoy para serenar os ânimos exaltados da elite política e terminar com a crise que assola o Governo desde que começou o julgamento do antigo tesoureiro do PP. Luís Bárcenas está a ser julgado no âmbito da contabilidade paralela do partido e confirmou o envolvimento do presidente do Governo no esquema de pagamentos.
PUB
As mudanças no Governo deverão acontecer ao mesmo tempo da reestruturação interna na direcção do PP, pelo que uma mudança pode afectar a outra.
No que toca às mudanças dentro do Governo, deverão ser três os ministros a sair, sendo um deles o ministro das Finanças, Cristóbal Montoro. As políticas seguidas pelo titular da pasta das Finanças têm sido amplamente criticadas, dentro e fora do PP, nomeadamente a subida de impostos que contraria o programa eleitoral do partido. De entre os possíveis candidatos a ocupar o lugar de Montoro está o actual ministro do Exterior, Garcia Margallo.
PUB
Outro dos ministros a sair deverá ser o da Educação, José Ignacio Wert, que já terá comunicado a Rajoy a intenção de não continuar no Executivo. Também de saída deverá estar o ministro da Justiça, Alberto Ruiz Gallardón, muito questionado pelo sector da justiça.
PUB
No caso da remodelação no seio do PP, está a ser equacionada a saída da secretária-geral, Maria Dolores de Cospedal, também envolvida no caso Bárcenas.
Mais lidas
O Negócios recomenda