"Tubarão" Tim Vieira desiste da candidatura a Belém

“Há hoje outros candidatos independentes, a lutar por um Portugal mais livre, mais moderno e mais preparado para o futuro”, considera o empresário, que surge agora ao lado de Cotrim Figueiredo numa fotografia publicada pelo liberal e atual candidato à Presidência da República.
Tim Vieira
Mariline Alves
Rui Neves 19 de Agosto de 2025 às 09:37

“Hoje partilho convosco uma decisão difícil: suspendo a minha candidatura à Presidência da República de 2026”, anunciou Tim Vieira nas redes sociais.

“Tomo esta decisão com serenidade e convicção porque acredito que o momento que vivemos é de grande transformação. Há hoje outros candidatos independentes, a lutar por um Portugal mais livre, mais moderno e mais preparado para o futuro”, justificou o empresário.

PUB

Pouco depois, Cotrim Figueiredo reagiu à suspensão da candidatura de Tim Vieira, também nas redes sociais, com a publicação de uma fotografia de ambos em que elogia a perspetiva que o empresário tem para “um Portugal onde todos os que têm visão e coragem, independentemente de partidos ou ideologias, colaboram a bem do futuro do país”.

“Todos lhe devemos um agradecimento sincero pelas ideias que trouxe ao debate público”, considera o antigo líder da Iniciativa Liberal e atual candidato a Belém.

 Tim Vieira tinha anunciado em 2023 que seria candidato à Presidência da República em 2026, assumindo-se como independente e que iria pagar do próprio bolso a campanha, orçada em cerca de 500 mil euros.

PUB

Nascido em Joanesburgo em 1975, casado e pai de três filhos, ficou conhecido em Portugal por ter sido um dos empresários que participou na versão portuguesa do programa televisivo Shark Tank, em 2015.

Atualmente a residir em Portugal, detém vários negócios e é o CEO da Brave Generation Academy, um projeto na área da educação.

Abandonada a corrida a Belém, promete concentrar-se precisamente na área educativa. “A minha prioridade absoluta é a Educação, estar no terreno junto das pessoas, falar com presidentes de câmaras municipais e de juntas de freguesia, deputados, ministros e primeiro-ministro, para agir já, onde as mudanças podem acontecer de imediato”, afirma o empresário, na mesma publicação nas redes sociais.

PUB

“Com esta diversidade política sinto que um dos meus objetivos já está cumprido: o da participação ativa e do despertar para que mais pessoas se disponham a participar na política de forma construtiva. O meu objetivo sempre foi trazer mais vozes e mais ideias para servir Portugal. Espero que esta renovação comece também a acontecer dentro dos partidos”, observa Tim Vieira.

“Por isso, quero convidar as 15 pessoas que, para além de mim, anunciaram a sua candidatura às eleições presidenciais de 2026 para se sentarem comigo. Só com vontade de ouvir, construir pontes e procurar soluções para o futuro do nosso país”, defende.

“Aos candidatos que continuam na arena eleitoral, desejo-lhes sorte nesta campanha”, remata Tim Vieira.

PUB

“Que sejam destemidos e tragam ideias diferentes para Portugal. O nosso país não precisa de mais do mesmo, precisa de visão e ação”, considera o empresário, que promete manter-se “aqui, pronto a contribuir, todos os dias, com a força e a coragem de sempre”.

(Notícia atualizada às 09:48)

Pub
Pub
Pub