pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Manuela Ferreira Leite é a nova líder do PSD

Manuela Ferreira Leite ganhou hoje as eleições no PSD, com 37,6% dos votos. Santana Lopes vai demitir-se do grupo parlamentar e Passos Coelho, que ficou em segundo e a menos de seis pontos de Ferreira Leite, está disposto para colaborar com a nova líder do maior partido da oposição.

31 de Maio de 2008 às 19:55

A antiga ministra das Finanças, com 67 anos, é a primeira mulher a liderar um partido político em Portugal. Ganhou as directas do PSD sem maioria, tal como se previa, mostrando uma grande divisão entre os perto de 44 mil sociais-democratas que votaram hoje na escolha do seu líder.

Recolheu 37,6% dos votos, acima dos 31,7% conseguidos por Pedro Passos Coelho. Santana Lopes ficou em terceiro com menos de 30% (29,8%), seguindo-se Patinha Antão com 0,7%.

Pedro Passos Coelho foi o primeiro a reconhecer a vitória de Ferreira Leite, tendo manifestado disponibilidade para colaborar com a nova líder.

Esta disponibilidade foi indirectamente criticada por Santana Lopes, o segundo a assumir a derrota nas directas do PSD. O antigo primeiro-ministro prometeu uma reflexão mais aprofundada para mais tarde, mas avançou já que se vai afastar “obviamente” da liderança do grupo parlamentar do PSD.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio