Marques Mendes admite candidatura a Belém
Luís Marques Mendes admitiu pela primeira vez esta noite, no seu espaço de comentário na SIC, a possibilidade de se candidatar à Presidência da República. "É uma decisão livre, pessoal, individual", disse.
Marques Mendes começou por clarificar que nunca falou sobre o assunto com o atual líder do PSD, Luís Montenegro, mas admitiu pela primeira vez de forma clara que Belém pode estar no seu caminho.
"Nunca na minha vida falei com Luís Montenegro sobre eleições presidenciais, não há nada a falar, não há qualquer acordo", assegurou, dizendo que, neste momento, "não há nem decisão nem sequer inclinação".
"Se um dia achar que, com uma candidatura à Presidência da República, posso ser útil ao país, que é isso que conta, tomarei essa decisão", afirmou no seu habitual espaço de comentário na SIC.
Luís Marques Mendes garante que a possibilidade de se candidatar a Belém pode vir a surgir "independentemente" de um acordo com o líder do PSD. "Se eu vir que tenho alguma utilidade, uma candidatura minha, e que tenho o mínimo de condições para o concretizar, sou franco. Tomarei essa decisão. Independentemente de acordo ou não acordo" com Montenegro.
"Insisto: se houver utilidade para o país e um mínimo de condições, se não houver estes requisitos não haverá decisão nenhuma e também está tudo bem", disse, considerando que "é uma decisão muito pesada" e salientando faltar "uma eternidade" para as presidenciais de janeiro de 2026.
Mais lidas