Empate técnico nas legislativas israelitas. Árabes são terceira força

O partido do primeiro-ministro israelita, Benjamim Netanyahu, e os seus rivais de centro-esquerda estão empatados, referem sondagens divulgadas esta terça-feira depois de encerradas as urnas para as legislativas, que dão o terceiro lugar à coligação dos partidos árabes.
Netanyahu
Bloomberg
Lusa 17 de Março de 2015 às 21:36

Segundo as sondagens realizadas à boca das urnas e divulgadas pela imprensa, o partido de direita do primeiro-ministro israelita, Benjamim Netanyahu (na foto), e a lista de centro-esquerda do trabalhista Isaac Herzog estão com um empate técnico, com 27 lugares, cada um, no parlamento.

PUB

 

A Lista Árabe Comum, coligação de quatro partidos que representam a minoria árabe de Israel, converteu-se na terceira força política no parlamento, com a possibilidade de alcançar entre 12 e 13 lugares, segundo as mesmas sondagens.

PUB

 

A coligação árabe poderá ter um peso considerável na próxima legislatura, mas os analistas descartaram qualquer possibilidade de que façam parte do próximo Governo israelita.

PUB

 

Mais de cinco milhões de israelitas votaram hoje nas legislativas antecipadas em Israel para decidir se o actual primeiro-ministro continua ou não na chefia do Governo, e escolher 120 deputados.

PUB

 

No sistema israelita, o chefe do partido vencedor não é necessariamente chamado a formar governo, embora seja o mais bem posicionado para formar uma coligação. As diferentes alianças possíveis tornam muito incerto avançar o nome do próximo líder do executivo.

PUB
Pub
Pub
Pub