CNE: Voto antecipado em mobilidade com boa afluência e sem incidentes
A votação antecipada em mobilidade para as eleições presidenciais está a decorrer desde as 08:00 de hoje com normalidade, sem incidentes e com boa afluência, disse à Lusa João Tiago Machado, da Comissão Nacional de Eleições (CNE).
PUB
Segundo as "informações recebidas do Ministério da Administração Interna (MAI)", acrescentou João Tiago Machado, "não há qualquer tipo de incidentes, há uma boa afluência" e as assembleias de voto nas 308 sedes do concelho abriram todas sem problemas.
Os portugueses começam a votar hoje, uma semana antes das presidenciais de 24 de janeiro, no chamado voto antecipado em mobilidade para o qual se inscreveram 246.880 eleitores, um número recorde.
PUB
Lisboa é o concelho com mais inscritos, 33.364, seguido do Porto, com 13.280, e Coimbra, com 9.201, de acordo com o mapa publicado pelo Ministério da Administração Interna, em que se informa quais os locais de voto em cada um dos concelhos.
Os concelhos com menos inscritos são Porto Moniz, na Madeira, com oito inscritos, seguindo-se Nordeste, São Miguel, nos Açores, com nove, e Barrancos, distrito de Beja, com 14.
Depois da experiência de 2019, nas europeias e legislativas, o voto antecipado em mobilidade alargou-se, das capitais do distrito para as sedes dos concelhos, e o objetivo é simples: evitar grandes concentrações de pessoas devido à epidemia de covid-19 no país.
PUB
Em Lisboa, junto à Reitoria da Universidade de Lisboa, registavam-se, cerca das 11:00, grandes filas de eleitores para votar.
Quem estiver inscrito para o voto antecipado de hoje, e não o fizer, pode fazê-lo no próximo domingo.
Segundo as regras definidas pela Direção-Geral da Saúde para as eleições, para ir votar, seja hoje ou no próximo domingo, os eleitores terão de usar máscara e, preferencialmente, levar uma caneta, por uma questão sanitária e de higiene.
PUB
É preciso desinfetar as mãos antes de votar e depois de votar. E os membros das mesas têm de usar máscara e/ou viseira ou óculos de proteção. É aconselhado que, enquanto se espera para votar, os eleitores respeitem a distância de segurança.
Saber mais sobre...
Saber mais CNE João Tiago Machado Comissão Nacional de Eleições Ministério da Administração Interna política eleiçõesAdam Smith aos 250 anos
Quem pediu o euro digital?
Mais lidas
O Negócios recomenda